Prisões psiquicas

Páginas: 5 (1110 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
Organização e Ansiedade

No decorrer da sua obra, Freud realçou a “luta entre os instintos de vida e morte dentro do indivíduo” (Morgan; 2006: 220), processos pelos quais Melanie Klein se debruçou partindo dos pressupostos do Instituto Tavistock. Intencionava compreender, qual a influência dos mecanismos de defesa da infância, na luta contra a ansiedade já na vida adulta. Para tal, na suaanálise conferiu mais importância ao papel da mãe no desenvolvimento, e não tanto ao pai como era sustentado por Freud. Para Klein, é desde o início de vida de cada criança que a mesma se defronta com o medo da morte, incorporando-o pelo que designa de “ansiedade persecutória”, suportada através de mecanismos de defesa: “desintegração”, “introjeção” e “projeção”. Estes mecanismos, desenvolvem-se desde oseio materno, onde as crianças começam a distinguir o bom e o mau, desabrochando sentimentos perante diversas situações. As experiências do “ seio bom” criam confiança, enquanto as do “seio mau” geram ansiedades dentro da criança. 
Na perspectiva de Klein, são estas experiências que impulsionam a formação do ego, e é na luta entre o “bom” o “mal” que a criança aprende a lidar com eles,desenvolvendo características de “idealização”, “projeção” e “negação” em relação ás situações. Afirma ainda que a criança passa de uma fase persecutória ou “paranóide-esquizóide” para uma “posição depressiva”.(Morgan; 2006: 221). Na posição depressiva, a criança apercebe-se de que o seio bom e o seio mau são o mesmo, podendo esta descoberta gerar aspectos fulcrais na vida interior da criança: podemtornar-se âmago de medo, raiva, frustração, obsessão, depressão entre diversos sentimentos negativos. Em situações geradoras de ansiedade, os grupos tendem a adotar três estilos de atuação que serão descritos a seguir e que utilizam diferentes modelos de defesa contra a ansiedade. São elas:

* Modelo de dependência
Na qual admite-se que o grupo tem a necessidade de alguma forma de liderança pararesolver uma situação problemática. A atenção do grupo é desviada dos problemas presentes e projetada em um indivíduo particular.

* Modelo de emparelhamento
Este surge quando o grupo cria a fantasia que alguém surgirá para o salvar, vivendo nessa ilusão e esquecendo-se de encontrar resoluções convincentes. 

* Modelo de fuga e luta
No qual o grupo tende a projetar os seus medos emum inimigo de algum tipo. Este inimigo incorpora a ansiedade persecutória inconsciente vivenciada pelo grupo.Estas ideias podem também explicar muitos dos aspectos mais formais da organização,como alguns papéis organizacionais, ou seja o grupo projeta os seus medos e ansiedades num inimigo (pode ser de vários tipos), tendendo a olhar para ele como um bode expiatório, distorcendo muito arealidade. O que acontece é que no grupo as energias são dispendidas a proteger o grupo do suposto perigo em vez de resolver realmente os problemas. 

Todos os mecanismos até este ponto expostos por Klein e Bion, são fulcrais para a compreensão dos processos organizacionais, pois, cada um de nós constrói realidades intrínsecas que se incorporam na forma como lidamos com o exterior. Essas realidades nãosão apenas projetadas individualmente mas também em grupo, daí a necessidade de se ter em conta os mais ínfimos processos mentais na análise organizacional. 
Esta defesa da ansiedade é frequentemente repercutida nas relações de trabalho, sendo foco de muitos problemas e vinganças. Robert Chatov diz ainda que no seio das organizações e na sua relação com o ambiente pode surgir um “ sadismoregulador”, que consiste em controlar e punir as organizações rivais ou a si mesma.  Dentro dos preceitos da Escola de Administração de Harward, Abraham Zaleznik atestou que os padrões de ansiedade inconsciente influenciam de forma determinante a construção das políticas organizacionais. Podemos entender o fenômeno olhando o caso do líder que muitas vezes não é capaz de se relacionar com colegas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • prisoes psiquicas
  • Prisões Psiquicas
  • Imagens das Organizações Prisões Psíquicas
  • As Organizações Vistas Como Prisões Psíquicas
  • As organizações vistas como prisões psíquicas
  • Organizacoes Como Prisoes Psiquicas
  • prisões psíquicas organizacionais
  • As Organizações Vistas Como Prisões Psíquicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!