Princípos de OPT

521 palavras 3 páginas
NOVE PRINCIPIOS DE OPT

1º princício: Balancear o fluxo e não a capacidade - Dado que a capacidade está sujeita a inúmeros imprevistos, o importante é conseguir fazer com que o fluxo esteja equilibrado, ou seja, encontrar um equilíbrio na forma como a empresa gera dinheiro e outros recursos. Isso é feito identificando os gargalos no sistema.
2º princício: O nível de utilização de um não- gargalo não é determinado pelo seu próprio potencial, mas por outras imposições do sistema. Um recurso não-gargalo pode ser restringido por recursos gargalo ou imposições do mercado.
3º princício: Utilização e ativação de um recurso não são sinônimos - Recursos devem ser ativados apenas na medida em que incrementarem o fluxo produtivo, ficando parados sempre que atingirem a limitação dos gargalos. A ativação de um recurso não gargalo (seu uso além das limitações impostas pelos gargalos) só serve para gerar estoques, aumentando os gastos operacionais e de estoque.
4º princício: Um imprevisto/aperfeiçoamento de um recurso gargalo afeta todo o sistema, já que são os recursos gargalo que limitam todo o sistema, qualquer alteração em seu funcionamento será refletida no restante do sistema.
5º princício: O aperfeiçoamento de um recurso não gargalo é uma ilusão. O aperfeiçoamento de um recurso não gargalo aumentará o estoque, já que os recursos gargalos não conseguirão absorver esse ganho.
6º princício: O lote de transferência não pode ser frequentemente, não deveria ser maior que o lote de processamento. Lote de processamento é aquele a ser processado por um centro de trabalho entre duas preparações sucessivas. Lote de transferencia é a quantidade de itens transferidos de um centro de trabalho para outro. ◦ A aplicação desse princípio permite que os lotes sejam divididos, reduzindo o tempo de fabricação dos produtos.
7º princício: Os lotes de processamento devem ser variáveis e não fixos ◦ Num recurso gargalo, os lotes devem ser suficientemente grandes para minimizar os

Relacionados

  • ADM PRODUÇÃO
    22683 palavras | 91 páginas
  • Eletronicos
    87032 palavras | 349 páginas