Princípio_de_Le_Chatelier EQUILÍBRIO QUÍMICO 09 12 15

1178 palavras 5 páginas
Campus Itaqui

Relatório de Aula Prática
Principio de Le Chatelier

Acadêmicos:
Ariel Brandão
Inglith S. Lage
Otavio Bitencourt
Samuel Tarso da Silva

Data: 09/12/2014
Professor: Geraldo Lopes Crossetti

Itaqui -RS

2014

INTRODUÇÃO
As reações químicas, na maioria dos casos, nunca ocorrem em um único sentido. No início de uma reação química, a reação se dá no sentido de que os reagentes formam os produtos. Porém, o momento em que se formam moléculas dos produtos, inicia-se o processo inverso: as moléculas dos produtos colidem entre si para formar as moléculas dos reagentes. Isto acontece a uma determinada velocidade, sendo que a velocidade no início da reação é maior e diminui com o decorrer da mesma. Quando as velocidades de consumo de reagentes e formação de produtos se igualam à velocidade de formação dos reagentes a partir das moléculas dos produtos ocorre estado de Equilíbrio Químico. Ou seja: é um estado atingido onde as velocidades das reações direta e inversa são iguais e a concentração dos reagentes e dos produtos se mantém inalterados ao longo do tempo, ou seja, porque atingiu o estado de equilíbrio.
No momento em que a reação parece “parar” significa que o estado de equilíbrio foi atingido. Todas as reações tendem para um estado de equilíbrio, apesar de em alguns casos isso não se mostra evidente. Todos os sistemas reacionais tendem para este estado, no qual permanecem pequenas quantidades de reagentes que estão sendo consumidos e formados ao mesmo tempo.
O equilíbrio químico de uma reação é bastante sensível. Pequenas alterações nas condições reacionais podem alterar o equilíbrio e provocar um aumento ou diminuição na velocidade de formação dos produtos. Fatores como temperatura, pressão e concentração dos reagentes em um sistema reacional são responsáveis pelo deslocamento do equilíbrio de uma reação. Quem primeiro observou estes efeitos e apresentou uma explicação para eles foi o químico industrial francês Henri-Louis Le
Chatelier, sendo que sua

Relacionados