Principios de Equador

Páginas: 31 (7580 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Resumo
Princípios do Equador são diretrizes sociais e ambientais adotadas de forma espontânea por instituições financeiras, para concessão de crédito acima de US$ 10 milhões. A pesquisa desenvolvida neste estudo descritivo investiga esses princípios sob a ótica dos benefícios que podem trazer para as instituições financeiras e à sociedade, além de verificar o papel da contabilidade no processode análise e concessão de crédito. O público alvo do estudo são instituições financeiras adeptas aos Princípios do Equador com atuação no Brasil. Os resultados revelam que todas as instituições financeiras que participaram do estudo consideram a adoção aos Princípios do Equador útil para o gerenciamento de riscos sociais e ambientais e para o desenvolvimento de seus padrões de responsabilidadesócio-ambiental. A pesquisa revela também que as instituições financeiras não utilizam os relatórios contábeis para análise da postura dos mutuários em relação à sociedade e ao meio ambiente, essencialmente, porque eles não divulgam informações sócio-ambientais. Evidencia-se, assim, a necessidade, por parte da contabilidade, de segregação de ativos e passivos ambientais, para melhor subsidiartomadores de decisão como as instituições financeiras. Palavras-chave: Princípios do Equador; responsabilidade ambiental; sustentabilidade; contabilidade.
1- Introdução
A quantidade de poluentes emitidos em decorrência do processo produtivo aumentou de tal forma, que está colocando em risco o futuro do planeta. Nos dias atuais, o aquecimento global e as grandes tragédias ambientais são temasfrequentes nos telejornais e assuntos que preocupam toda a sociedade. Nas nações denominadas desenvolvidas, as preferências dos consumidores estão se orientando cada vez mais para produtos e processos ambientalmente adequados; o que torna a performance ambiental um fator de competitividade. Os investidores, por sua vez, estão bastante interessados em assegurar a devolução dos recursos empregados nosempreendimentos econômicos. Atualmente, eles já sabem que o nível de responsabilidade sócio-ambiental pode ser um quesito altamente comprometedor do fluxo de rentabilidade ou de disponibilidades financeiras de uma companhia. Os fornecedores precisam de se adequar ambientalmente, para o não comprometimento do processo de avaliação ambiental do produto final, bem como de seu processo de produção; o que,em muitas situações, tem levado alguns empresários a consumirem recursos para formação e treinamento de seus fornecedores, como se tem divulgado na mídia em relação às empresas Petrobras e Natura. Nesse contexto, até as instituições financeiras estão envolvidas, já que fornecem recursos para a continuidade das atividades operacionais de seus clientes. Uma continuidade que pode sersócio-ambientalmente adequada ou não. O fato é que, em muitas situações, créditos foram concedidos sem a preocupação quanto ao emprego que teriam – a preocupação se restringia à análise formal e natureza econômico-financeira. São famosos os casos em que bancos estatais forneciam créditos para agricultores utilizarem, entre outras coisas, com a queimada para a limpeza do terreno a ser utilizado. Banktrack (2007),um crítico e acompanhante das ações das instituições financeiras, entende que tais instituições são importantes canais de distribuição de recursos e que devem fazê-la de forma responsável:
“No contexto atual da globalização, as instituições financeiras exercem um papel relevante na canalização dos fluxos de capitais, criando mercados financeiros e influenciando políticas internacionais quefrequentemente não levam em consideração os indivíduos que causam danos ao meio ambiente, aos direitos humanos e equidade social.”
O mesmo autor denomina como “papel não responsável” os empréstimos destinados a subsidiar empresas sem ética e projetos danosos ao meio sócio-ambiental. Herz, Frijns e Banktrack (2007) lembram que os efeitos de investimentos em atividades ambientalmente incorretas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRINCIPIOS DO EQUADOR TRABALHO MEIO AMBIENTE
  • Princípios do equador e sua utilização por parte das instituições financeiras.
  • Equador
  • Equador
  • Equador
  • Equador
  • Equador
  • Equador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!