Principios de Benedict Anderson sobre "Comunidades Imaginadas"

Páginas: 4 (918 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
Outro tema bastante discutido em sala de aula é a questão do fetichismo. Que segundo Marx (1989), é um fenômeno da sociedade capitalista, em que os produtos do trabalho são convergidos em mercadoriase aparentam ter vontade própria, como se fossem capazes de manter relações entre si e com o próprio homem sem depender dele. O produto se torna mais importante do que a própria vida que o construiu eapesar do trabalhador buscar se reconhecer na mercadoria, ele é estranhado. Podemos observar este fenômeno quando Lulu demonstra sua fixação por “bunda”, onde inclusive ele executa seu trabalhoimaginando que cada peça seja uma “bunda”. Essa fixação acaba por transferir toda a importância a apenas uma parte do corpo, colocando o “todo” em posição de irrelevância, principalmente a essência humanada própria mulher. Esse fenômeno também se destaca na compra exacerbada de relógios por parte de Lulu, e na obsessão de sua mulher por perucas e casacos de pele.
No decorrer do desenvolvimento doprocesso de trabalho, o que podemos notar é a perda do domínio do trabalhador sobre o seu próprio trabalho. Este ponto se sobressai tanto no fato de ele não poder escolher o que produz, nem a forma, comotambém de ele não ter a posse sobre o produto de seu trabalho. O Capitalismo Liberal/Industrial surgiu como uma forma de efetivar esse controle sobre a força de trabalho comprada e vendida.Estabelecido a partir da contribuição de Taylor e Ford, é caracterizado pelo surgimento das fábricas; produção em série e em grande quantidade; mercado aberto; o trabalhador é visto como maquina e não temqualificação; e a produção é homogenia, ou seja, só era produzido um único tipo de produto.
A colaboração de Taylor foi voltada para um controle mais sólido da gerência sobre o trabalhador, em todos osaspectos. Ele introduziu a divisão do trabalho e o controle do tempo dos trabalhadores. Ford conserva o essencial do taylorismo, aperfeiçoa o método implantando a linha de montagem e renova o modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anderson, Benedict, comunidades imaginadas
  • Fichamento do livro Comunidades Imaginadas, de Benedict Anderson
  • Anderson, benedict
  • Benedith anderson
  • Benedict Anderson
  • Benedict Anderson
  • Comunidade imaginada
  • Diálogo entre Thompson e Anderson Benedict

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!