Principios das convenções contábeis

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
INTRODUÇÃO
Os princípios contábeis permitem as comparação e credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para elaborações da demonstração financeiras, aumentam a utilidade de dados fornecidos e facilitam a adequação entre empresas do mesmo setor.
São princípios técnicos aplicados na contabilidade, que regulamentam, ou certificam, a maneira como a contabilidade é aplicada,ou seja, feito os lançamentos.
As convenções vêm modificar parcialmente os conteúdos dos princípios, definidos mais precisamente seu significado, servindo como guia para o profissional da área contábil, normalizando padrões de conduta na hora de escriturar os fatos contábeis.

PRINCÍPIO DO CUSTO COMO BASE DE VALOR
O custo da aquisição de um ativo ou dos insumos necessários para fabrica - lo ecoloca - lo em condições para gerar benefícios para entidade representa a base de valor para a contabilidade, expresso em termos de moeda de poder aquisitivo constante.
Sua aplicação é importante para a Contabilidade na medida em que ele descarta a possibilidade do uso de valores subjetivos para o registro dos bens, estabelecendo que seja utilizado o valor que a entidade sacrificou no momento desua aquisição.
As variações do patrimônio devem ser registradas pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos em valor presente e na moeda do país. Esses valores serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, quando configurarem agregações ou decomposições no interior da empresa.
Os valores registrados na contabilidade sempre terão como base o preçode aquisição, o valor que certo produto custou à empresa

PRNINCÍPO DO DENOMINADOR COMUM MONETÁRIO
Estabelece que a Contabilidade seja processada em uma única moeda, oferecendo maior consistência aos registros e maior confiabilidade às informações constantes nos relatórios contábeis.
O princípio refere-se à correção monetária proveniente da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional, nãorepresenta uma nova avaliação e sim o ajustamento dos valores originais para a data presente.
Segundo este princípio, é importante escolher-se uma data-base para expressar todas as contas das demonstrações deste exercício e de exercícios anteriores, em moeda de poder aquisitivo daquela data-base escolhida.
Para a comparação, tem-se que corrigir as demonstrações contábeis de exercícios anteriorespara o poder aquisitivo da moeda de final de exercício.

PRINCÍPIO DA REALIZAÇÃO DA RECEITA
A receita é reconhecida no período contábil em que é realizada, a entidade só apurará lucro ou prejuízo em um período com a realização da receita, ela ocorre no momento em que há a transferência de um bem ou de um serviço a terceiro
Segundo esse princípio, a entidade só apurará lucro ou prejuízo emum período juntamente com a realização da receita, a realização da receita ocorre no momento em que há a transferência de um bem ou de um serviço a terceiros.
Na atividade de uma entidade, a lógica é a mesma, devemos pensar em produção e venda em vez de em venda e recebimento. Todos os gastos no processo de fabricação devem ser somados aos produtos e contabilizados como estoque enquanto não foremvendidos.
Quando esses produtos forem vendidos, deixarão de ser estoque e se tornarão despesas, chamadas Custos dos Produtos Vendidos.

PRINCÍPIO DA CONFRONTAÇÃO ENTRE DESPESAS E RECEITAS
Para princípio, após a realização da receita, todas as receitas para a sua obtenção devem ser deduzido.
De acordo com o princípio, as receitas são consideradas realizadas no momento da entrega do bem oudo serviço para o cliente. Todas as despesas que foram necessárias à realização daquelas receitas devem ser computadas na apuração do resultado, ao confrontar as despesas com as receitas, o resultado estará sendo apurado e poderá refletir o mais próximo possível a realidade da entidade
Para toda a receita deve existir uma despesa correspondente, a receita e a despesas devem ser confrontadas no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Princípios e convenções contábeis
  • Princípios e convenções contábeis
  • Postulados, Princípios e Convenções Contábeis
  • Princípios e convenções contábeis
  • Princípios, Postulados e Convenções Contábeis.
  • Principios e convencoes contabeis
  • Princípios e Convenções Contábeis
  • Principios e convenções contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!