Principios da contabilidade

Páginas: 9 (2041 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
Principios da contabilidade

1.Os princípios da Contabilidade:
a) PRINCÍPIOS DA COMPETÊNCIA DOS EXERCÍCIOS: é o princípio segundo o qual toda despesa deve ser reconhecida como tal quando ocorrer o fato gerador da despesa, ou seja, quando o bem é consumido, independentemente de quando ocorrer o seu pagamento.
b) PRINCÍPIO DA CONFRONTAÇÃO DA DESPESA: É quando as despesas ocorrem no processo deprodução, recebe o nome de custos, servirão ao calculo todas das despesas e custos com a produção do produto final, sendo assim ele é embutido no preço. Por essa razão, o valor contabilizado no estoque de produtos acabados é exatamente igual à somatória de todos os custos que foram necessários para gerá-lo, como a energia elétrica gasta, mão de obra e matéria prima etc...
c) PRINCÍPIO DAREALIZAÇÃO DA RECEITA: É padronizado e definido, como regra, que a receita da venda somente pode ser reconhecida quando ocorrer a venda do produto. No entanto não basta, portanto, a simples emissão da Nota Fiscal, é necessária que a entrega da mercadoria seja comprovada por meio da assinatura, no recebimento, pelo comprador.
d) PRINCÍPIO DA CONSISTÊNCIA: Princípio segundo o qual há relevância para queos relatórios econômicos e financeiros elaborados sejam comparáveis entre períodos ou cenários distintos. Caso haja necessidade na alteração de algum dos critérios empregados num período, bastará a evidenciação em notas explicativas que devem acompanhar a publicação dos relatórios.
e) PRINCÍPIO DA MATERIALIDADE: O princípio da materialidade postula que toda a informação financeira que sejasusceptível de influenciar a decisão dos utentes, deverá ser sempre avaliada considerando o rácio custo-benefício quanto à sua produção. Ou seja, à luz do princípio da materialidade, é material o procedimento ou valor que, evidenciado, omitido ou distorcido, pode alterar o fundamento do juízo que o utente faça sobre o valor da sociedade e suas tendências, considerando os montantes envolvidos tendo porbase a própria demonstração financeira, portanto que afete a qualidade da informação.
2. No regime da competência toda despesa deve ser reconhecida como “despesa” somente quando ocorrer o fato gerador dessa despesa. Logo, o FATO GERADOR é o momento em que o bem é consumido, independentemente de quando acontecer o seu pagamento.


Exemplos:
a)Em uma pizzaria, as matérias primas como afarinha, os ovos, sal, entre outros, assim como as utilidades principais, que podem ser a água, a luz, o gás e a lenha (se forno a lenha) podem ser considerados fatores geradores, pois do seu processamento (das matérias primas) e utilização (das utilidades) será produzido o pão e outros que gerarão faturamento (venda).

b)Numa serralheria, os metais, solda igualmente serão considerados fatoresgeradores pelos mesmos motivos, similarmente podem ser acrescidas as utilidades e parcelamentos ou depreciação de máquinas e equipamentos (na mesma variação de tempo, digamos, para padronizarmos nossa análise, mensal).
c) Num hotel, uma empresa de serviço, pode-se estabelecer o fator gerador sobre o consumo de água e energia elétrica, relacionados diretamente ao número de hóspedes no período, além dovalor do imóvel e ativo em sua depreciação ou parcelamento.
d)Num aluguel de imóvel no mês de janeiro para uso, somente em fevereiro. Se no mês de janeiro foi adquirido o direito de uso do imóvel, mas o uso efetivo , que é o fato geradora despesa com o aluguel, somente ocorrerá em fevereiro (data do pagamento do aluguel).
e) No recibo de pedágio pago durante uma viagem deve ser contabilizado comodespesa no mesmo mês do pagamento, pois, ao passar pelo pedágio, está ocorrendo o fato gerador dessa despesa (momento do pagamento), que é o uso da rodovia.
3. Desse regime decorre o Principio da Competência de Exercícios, e por ele serão consideradas, na apuração do /resultado do Exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sido pagas ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principios de contabilidade
  • Princípios da contabilidade
  • Principios da contabilidade
  • Principios da Contabilidade
  • Princípios da Contabilidade
  • PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE
  • principios da contabilidade
  • Principios da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!