principios contabeis

Páginas: 4 (849 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2013
Alguns Princípios Contábeis Aplicados à
Contabilidade de Custos
Princípio do Custo Histórico com Base de Valor (Registro pelo Valor Original)

Desse princípio decorrem consequências várias. Osativos são registrados pelo valor de entrada (valor da nota fiscal ou custo de produção). Os custos de produção são lançados na Contabilidade pelo valor de compra para que, no Balanço Patrimonial,os estoques apareçam pelos valores dos custos de produção.
Outro aspecto do custo histórico como base de valor bastante importante é o fato de a Contabilidade só admitir para registro os fatosrelativos a gastos da entidade, representados, portanto, por pagamentos ou promessa de pagamentos pelos bens e serviços recebidos.

Princípio da Realização da Receita

Determina este princípio oreconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuízo) apenas quando da realização da receita.
E ocorre a realização da receita, em regra, quando da transferência do bem ou serviço para terceiros.Portanto, normalmente as indústrias só reconhecem o resultado obtido na sua atividade quando da realização da receita, ou seja, no momento em que há transferência do bem elaborado para o adquirente. Comisso a contabilidade de Custos não pode apurar resultado antes desse instante, pode no máximo servir como ferramenta para previsão de crédito.

Princípio da Competência (ou da confrontação entredespesas e receitas)

Esses dois aspectos da Teoria Contábil são de extrema importância para Custos e dizem respeito ao momento do reconhecimento das despesas. Pela realização, fica definido o momentodo reconhecimento da receita.
Após isso, pela competência e pela confrontação temos o reconhecimento das despesas. A regra é teoricamente simples: após o reconhecimento da receita, deduz-se delatodos os valores representativos dos simples: após o reconhecimento da receita, deduz-se dela todos os valores representativos dos esforços para a consecução (despesas). Como esses esforços podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principios contábeis
  • Principios contabeis
  • Princípios contábeis
  • Principios contabeis
  • Princípios contábeis
  • Princípios contábeis
  • principios contabeis
  • Princípios contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!