Principior Mercadoloigicos 1 2 3

2130 palavras 9 páginas
DISCIPLINA: PRINCIPIOS MERCADOLÓGICOS
DOCENTE: Profa. Ms. Ana Lúcia De Alcântara Oshiro
AULA 1 e 2
Autora:
PROFa. Maria Zilda da Conceição (Univ.Católica de Brasilia-UCB)

MARKETING – ALGUNS PONTOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA
OBS.: Este artigo é uma síntese geral dos conceitos existentes na Bibliografica do curso. Os livros Básicos contemplados na disciplina devem ser pesquisados e servem como referência de estudo para as aulas e para as avaliações individuais e em grupo
O QUE FAZ UMA EMPRESA EXCELENTE?
A resposta para a esta pergunta está em empresas que desenvolveram um sentido agudo de mercado, conforme descrevem Tom Peters e Bob Weaterman, em seu livro “Em
Busca da Excelência”. Essas empresas procuraram posicionar-se bem próximas dos consumidores e adotaram plenamente o conceito de marketing, desenvolvendo grande motivação em seus empregados para produzir bens de alta qualidade e de grande valor para consumidores. Poderíamos perguntar, então:
 Quais os principais conceitos da disciplina de Marketing?
 Que tarefas básicas são desempenhadas pelos administradores de Marketing?
 Qual a filosofia de Marketing e como ele se confronta com outras filosofias de fazer negócios?  Qual o papel de Marketing em diferentes indústrias, em organizações que não visam lucro e em diferentes países?
Marketing tem sido definido de várias maneiras por diferentes autores. Kotler utiliza a seguinte definição:
“Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação e troca de produtos e valor com outras pessoas”. Esta definição de marketing apoia-se nos seguintes conceitos: necessidades, desejos e demanda; produtos; utilidades; valor e satisfação; troca, transações e relacionamento; mercados; marketing e homens de marketing.
NECESSIDADES, DESEJOS
E DEMANDA

PRODUTOS
===========

UTILIDADE, VALOR
E SATISFAÇÃO
1

========================

================

TROCA, TRANSAÇÃO E

MERCADOS

RELACIONAMENTO

============

Relacionados