Principio hegemonico

Páginas: 2 (402 palavras) Publicado: 7 de fevereiro de 2013
1º) Escolha uma das teorias sobre o funcionamento do Estado ( Teoria Gramsciana ou Teoria da Concorrência entre Partidos) e elabore um comentário sucinto a partir do conteúdo apresentado nestaunidade de estudo. Apresente os principais atores ou elementos que participam deste estudo, evidenciando os interesses em jogo na realidade de hoje ou relacionando-os a situações ou acontecimentosobservados nos últimos tempos.


Princípio gramsciano de hegemonia
Uma rápida abordagem sobre a teoria marxista de Antonio Gramsci.

Adepto do pensamento marxista Gramsci propõe um tipo de hegemoniamenos ortodoxa baseado pela tomada do poder não mais pela ação direta e explicita ao Estado, mas com uma abordagem ideológica através dos “Intelectuais orgânicos”, pois quanto mais difundida aideologia, tanto mais sólida a hegemonia e tanto menos necessidade do uso de violência explícita. Gramsci não descartava a possibilidade do uso da força para obtenção e manutenção do poder, pois para ele, ocontrole da sociedade por um grupo social ocorre principalmente pela hegemonia, mas também pela força.

Ao afirmar que a classe hegemônica deve assumir, como suas, as reivindicações das demaisclasses, Gramsci aponta para a estreita relação entre hegemonia e economia.

E foi justamente assim que os comunistas conseguiram fazer a revolução social no Brasil. Depois do golpe 64 a esquerda passoupor um período de reflexão e passou a adotar a idéias de Gramsci para destruir os princípios morais e Cristãos da sociedade. E é com essa conversinha de direitos iguais, liberação de drogas, aborto,leis anti-homofóbicas, ou seja, oprimem as maiorias em favor das minorias. Tudo isso para depois de influenciar ou persuadir a população, implantar a Ditadura Comunista que sempre quiseram.

De ummodo geral o mundo e em particular o Brasil carrega consigo a ferrugem do comunismo influenciado pelos princípios da hegemonia de Gramsci, que tem se disseminado de uma forma subliminar dentro dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A educação e os novos blocos hegemônicos
  • IPES, IBAD E O PODER HEGEMONICO.
  • Dos regimes despóticos aos regimes hegemônicos
  • Ensaios contra hegemonicos
  • Educação alienante para os dominados hegemônicos
  • Princípios
  • Principio
  • Principios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!