Principio de Funcionamento de um Alto-falante

Páginas: 12 (2994 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
Introdução
O presente trabalho tem como enfoque principal a ilustração daquilo que diz respeito ao princípio de funcionamento de um alto-falante, ou seja, estudo da sua funcionalidade, constituição e por fim um enquadramento deste dispositivo como material didáctico nas escolas nas aulas de física (concretamente na parte do electromagnetismo).
Primeiramente dizer que os alto falantes tem umsistema de funcionamento idêntico ao dos microfones, só que invertido. Sendo que agora ao invés de captação do sinal, este é responsável pela transmissão do som ao ar.


História do Surgimento dos Alto-falantes
Até os anos 20 do Século XX existiam somente os fonógrafos mecânicos. Estes eram dispositivos a corda que consistiam de um cone acústico (corneta) e, na base deste, um diafragma quevibrava quando a agulha passava pelos sulcos dos discos. A amplificação era mecânica, e não tinham potência sonora suficiente para serem ouvidos em grandes ambientes.
Com o advento da válvula termoiônica, houve a necessidade de se criar um dispositivo capaz de transformar os sinais Elétricos amplificados pelas válvulas em sinais sonoros; estes dispositivos são os alto-falantes ou altifalantes, quesurgiram em meados de 1924, inicialmente para os fonógrafos eléctricos, logo em seguida para os receptores de rádio. Os fonógrafos eléctricos já possuíam maior potência, pois a agulha fonocaptora gerava uma vibração equivalente ao som gravado nos sulcos do disco, vibração esta que era convertida em sinais eléctricos, amplificados por um transformador de tensão que fazia o diafragma de umalto-falante vibrar, porém com maior potência que o som gerado originalmente pelo fonocaptor mecânico.
Já os fonógrafos Eletrônicos possuíam, além de maior potência, maior qualidade sonora, pois como nos fonógrafos mecânico e eléctrico, as vibrações dos sulcos do disco iam para a agulha que era ligada a um diafragma, porém este diafragma transformava através de um cone móvel sobre uma bobina dentro de umímã minúsculo, a vibração mecânica em ondas eléctricas, o sinal era transportado até uma válvula electrónica pré amplificadora, onde ganhava maior potência, para em seguida ir para uma segunda válvula, agora amplificadora. A válvula de potência entregava o sinal eléctrico muitas vezes amplificado a um transformador de potência, que induzia a tensão eléctrica na bobina central do alto-falante, presa aum cone de papel. A bobina estava inserida num ímã potente, e, dentro de seu campo magnético, quando a tensão gerava uma corrente eléctrica, a bobina vibrava na mesma frequência da agulha fonocaptora, porém com maior intensidade, transferindo esta vibração para o cone de papel, fazendo o ar vibrar e consequentemente gerando o som audível à plena potência. Surgiu, assim, o alto-falante de bobinamóvel, desenvolvido pelos norte-americanos em 1924 por Chester Rice e Edward Kellogg. A simplicidade de sua construção mecânica e a boa qualidade de reprodução sonoras possibilitadas pelo novo dispositivo fizeram com que ele permanecesse praticamente inalterado até hoje.
Objectivos
Geral:
Proporcionar ao aluno o contacto com a realidade do estudado;
Específicos:
Ilustrar os fenómenos patentes nofuncionamento de um alto-falante;
Estimular o espírito de inovação no seio dos estudantes.
Analisar o princípio de funcionamento do alto-falante.

Método
O método usado na produção deste trabalho é o método Qualitativo, baseado em uma pesquisa bibliográfica.
Segundo Lakatos e Marconi (1987, p. 66) a pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento, selecção e documentação de todabibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado em livros, enciclopédias, revistas, jornais, folhetos, boletins, monografias, teses, dissertações e material cartográfico.
Pretende-se, assim, colocar o pesquisador em contacto directo com todo material já escrito sobre o mesmo.

Segundo Cervo e Bervian (1976, p. 69) qualquer tipo de pesquisa em qualquer área do conhecimento, supõe e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funcionamento do alto-falante
  • Alto falante
  • do outro lado do alto-falante
  • Projeto alto falante
  • Projeto de física
  • Principio de Funcionamento
  • caixas acusticas e associacao de alto falantes
  • Funcionamento do alto forno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!