Principio da irredutibilidade salarial

Páginas: 3 (630 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
O PRINCIPIO DA IRRREDUTIBILIDADE SALARIAL

O Principio da Irredutibilidade do salário nos contratos trabalhistas tem como objetivo gerar segurança e estabilidade financeira aotrabalhador. O salário, muitas vezes, é a única fonte de renda do empregado, sendo este o seu único meio de subsistência, sua única fonte de riqueza.Com isso, buscou-se estabelecer amplas defesas, por meio denormas imperativas, a fim de assegurar o seu pagamento [...] de forma inalterável, irredutível, integral no modo, na época, no prazo e no lugar devido(1).

Esta é a proteção que,estando o empregador em uma posição hierárquica superior ao trabalhador, e este encontra-se diretamente vinculada a esta, faz-se necessário que o mesmo tenha seu salário, bem como seus direitos protegidoscontra qualquer abuso praticado pelo empregador.

Assim, tendo em vista os grandes abusos e irregularidades praticados pelos empregadores, bem como a crescente diversidade de novassituações empregatícias que necessitam de regulamentação, o Direito do Trabalho já oferece ampla defesa a esse bem tão importante que é o salário do trabalhador, contra mudanças contratuais e normativas queprovoquem a sua redução enfim, garantias contra interesses contrapostos de credores diversos, sejam do empregador, sejam do próprio empregado.

As regras formuladas afim de proteger osalario contra abusos tem a finalidade de assegurar seu recebimento pelo empregado, de forma integral. Como afirma Catarino(2):

A necessidade de proteger o efetivo recebimento de salario assenta no seucaráter alimentar. Justifica-se sem maiores esforços, deva a lei coibir qualquer fato ou ato capaz de reduzir, ainda mais, a capacidade econômica de quem, em virtude de sua peculiar condição, dependeexclusivamente do que recebe como contrapeso ao trabalho que executa.

A redução do salario empregatício pode acontecer de forma direta ou indireta. A forma direta se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Princípio da Irredutibilidade Salarial
  • Princípio da irredutibilidade salarial
  • Princípio da Irredutibilidade Salarial
  • Irredutibilidade Salarial
  • IRREDUTIBILIDADE SALARIAL
  • principio da irredutibilidade
  • A redução da jornada de trabalho e a irredutibilidade salarial
  • Princípio da Irredutibilidade dos valores dos benefícios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!