Principe e medingo resenha

1074 palavras 5 páginas
Resenha do livro: O Príncipe e o Mendigo

O Livro o Príncipe e o Mendigo de Mark Twain narra à história de dois meninos que nasceram no mesmo dia na Inglaterra, porém um era Tom Canty, nascido em Londres que foi indesejado pela família e o outro era Edward Tudor que todos esperavam e almejavam seu nascimento, pois viria ser o príncipe da Inglaterra.
Tom era um menino pobre vitima de constantes agressões e humilhações de John Canty seu pai e sua avó, ele era forçado a pedir esmolas para não ser agredido. John Canty era um vagabundo bêbado, junto com sua mãe atormentavam a vida de Tom sua mãe e suas irmãs. Não obstante Tom era um menino feliz, porque não tinha a noção das injustiças de sua vida, seus amigos e todos que conhecia viviam à mesma situação, começou a tomar noção quando o padre Andrew o ensinou um pouco de Latim, ler e escrever. Era sonhador, apesar do pai e a avó o trazerem de volta à realidade através de bordoadas. Já Edward, O Príncipe de Gales era um menino mimado, porém não era uma pessoa má.
A história começa com o encontro do príncipe: cansado de sua vida limitada aos muros do palácio sem amigos para brincar sem poder andar livremente pelas ruas com Tom: o garoto miserável que sonhava em ter vida de príncipe. Ao se conhecerem se tornam amigos e descobrem afinidades e que são muito parecidos também fisicamente. O príncipe propõe trocarem de roupas, não só de roupas, mas de lugar para viverem por um tempo cada um a vida do outro. “Alguns minutos depois, o pequeno príncipe de Gales estava vestido com os andrajos de Tom, e o principezinho dos pobres estava enfeitado com a brilhante roupagem real. Os dois foram se olhar, lado a lado, no grande espelho e, oh! milagre! parecia não ter havido mudança alguma!”
Mas Edward acabou por ser confundido com Tom por engano dos criados, e mandado para as ruas sujas. O desenvolvimento da história se passa com o príncipe fora do palácio não conseguindo retornar, pois ninguém acreditava que aquele garoto

Relacionados

  • Atps leitura e produção de textos
    2267 palavras | 10 páginas