Principais satélites do mundo

Páginas: 36 (8781 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
COORDENAÇÃO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
GEOPROCESSAMENTO
PROFESSOR HELCI FERREIRA

THAÍS MELO LUIZ

SATÉLITES

GOIÂNIA
2012
ÍNDICE

Página
INTRODUÇÃO03
SATÉLITE CBERS 04
SATÉLITE IKONOS 10
SATÉLITE LANDSAT 13
SATÉLITE WORDVIEW16
SATÉLITE RAPIDEYE 20
SATÉLITE GEOEYE 23
SATÉLITE ALOS 25
SATÉLITE SPOT29
SATÉLITE QUICKBIRD 35
SATÉLITE RADARSAT 38
SATÉLITE EROS A2 42
CONCLUSÃO48
BIBLIOGRAFIA 49

INTRODUÇÃO

Este trabalho fala sobre os principais satélites do mundo: CBERS, IKONOS, LANDSAT, WORDVIEW, RAPIDEYE, GEOEYE, ALOS, SPOT, QUICKBIRD, RADARSAT e EROS A2, mostra dados, fotos, tabelas e suaimportância para o nosso planeta.

1. SATÉLITE CBERS

O programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite ou Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) foi implantado em 1988 após parceria assinada entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), num convênio técnico-científico binacional envolvendo Brasil e China.

Ainserção do Brasil em um sistema completo de sensoriamento remoto possibilitou um grande avanço tecnológico para o país, refletido no fomento da ciência, indústria e serviços relacionados à área espacial. A missão CBERS mantém três satélites de observação terrestre em órbita: o CBERS-1 (lançado em 1999 e inativo desde 2003), o CBERS-2 (lançado em 2003) e CBERS-2B (lançado em 2007). Inicialmente oprograma previa o desenvolvimento e a construção de apenas dois satélites de sensoriamento remoto e, devido ao sucesso da missão, em 2002 foi assinado um acordo para continuidade do programa, o lançamento de mais dois satélites a partir de 2010: O CBERS-3 e o CBERS-4.

Os satélites dessa missão são equipados com sensores de diferentes resoluções espaciais que podem cobrir o planeta em menos decinco dias e ao mesmo tempo produzir informações mais detalhadas em uma visada mais estreita. O CBERS carrega câmeras para observação óptica e um sistema de coleta de dados ambientais. É um sistema único, pois, mantém em órbita instrumentos sensores que combinam características especialmente adequadas às diversas escalas temporais e espaciais, necessárias ao monitoramento e à preservação dosecossistemas. O CBERS-2B inovou em relação aos seus antecessores por incluir em sua carga-útil o sensor HRC que oferece imagens com resolução espacial de 2,7 metros. O projeto e lançamento do satélite CBERS-2B foi executado para garantir o fornecimento de imagens aos usuários, órgãos públicos e empresas que fazem uso sistemático das imagens do CBERS-2, devido à superação da vida útil desse satélite e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principais problemas que afetam o mundo
  • Os principais climas do mundo
  • As Principais religiões do mundo
  • Principais Biomas do Brasil e do Mundo
  • Os principais filosofos do mundo
  • Principais Blocos Econômicos do Mundo
  • Principais bolsas de valores do mundo
  • As seis principais religiões do mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!