Principais mudanças politica, siciais e individuais ocorridas no brasil após a revolução

Páginas: 7 (1715 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2012
Pesquisa:

Gaúchos Amarram Cavalo no Obelisco, Iconografia, foto copiada do livro:
Eduardo Bueno. Brasil: Uma História – A Incrível Saga de um País.
Editora Ática, São Paulo, 2003, pág. 318
Mudanças Políticas
Em 1o de março de 1930 foram realizadas eleições para escolher o sucessor de Washington Luiz. O Partido Republicano Paulista indicou para darcontinuidade à República Oligárquica, formando a Reação Conservadora, os candidatos: Julio Prestes para a Presidência e Vital Soares para Vice. Esta indicação preteriu o candidato de Minas, o Presidente do Estado Antônio Carlos de Andrada que deveria ser o indicado seguindo a política café-com-leite entre São Paulo e Minas Gerais.
Os políticos mineiros não aceitaram a indicação de São Paulo e se uniram aoRio Grande do Sul, lançando a Aliança Liberal com a chapa Getúlio Vargas e João Pessoa, que era sobrinho de Epitácio Pessoa. A Aliança Liberal refletia as aspirações das classes dominantes regionais não associadas ao café e tinha como objetivo sensibilizar a classe média. A Aliança não conseguiu vencer a máquina eleitoral montada pela República Velha, a fraude dominou o pleito inteiramente e JulioPrestes venceu as eleições com 1.019.709 votos contra 737.000 de Getúlio Vargas.
Perdida a eleição nas urnas, a única saída para os ideais da Aliança era a Revolução, mas nem todos seus partidários estavam dispostos a seguir por este caminho e no primeiro momento a vitória de Júlio Prestes foi reconhecida inclusive pelo líder gaúcho Borges de Medeiros. Mas a conspiração contra o Governo semantinha com a participação de figuras importantes, como: Antônio Carlos, Getúlio Vargas e tenentes revolucionários da Coluna Prestes-Miguel Costa e chefes dos levantes de 1922 e 1924 como: Juarez Távora, João Alberto, Siqueira Campos e Cordeiro de Farias.
Os tenentes pretendiam "moralizar" o Estado e colocar um fim na Política dos Governadores, que era segundo Luiz Werneck Vianna:
"uma república semvocação para incorporação da sociedade que surgia com a expansão da vida mercantil, era liberal em economia, mas excludente em política e no social, criada por pessoas com frágeis convicções republicanas e sem a participação do povo. "(1)
O líder Luís Carlos Prestes chegou a ser convidado para comandar os revolucionários da Aliança Liberal, mas não aceitou porque desconfiava de seus aliados de1920, nesta época já era partidário do marxismo e acreditava que a verdadeira luta para a independência só poderia ser feita com a insurreição de todos os trabalhadores e não como pregava a Aliança Liberal. Este fato fez com que ele se afastasse de participar do curso posterior da Revolução. Em maio de 1930, os tenentes tiveram um desentendimento que colocou em oposição o grupo de Prestes e o deJuarez Távora.
As adesões à causa revolucionária cresciam e recebeu o apoio das classes médias urbanas e de oligarquias insatisfeitas, mas estas desejavam apenas a mudança dos grupos no poder e não reformas sociais e econômicas que melhorassem a vida dos brasileiros.
A situação que vivia o país era agravada pela crise mundial de 1929, gerada pela quebra da Bolsa de Nova York, que levou a cotaçãodo café no mercado internacional a cair a níveis insustentáveis, de 200.000 réis em agosto de 1929 a 21.000 réis em janeiro de 1930, numa época em que existiam estocadas mais de 27 milhões de sacas de café.
O principal produto de exportação brasileiro, que representava 50% das exportações e que tinha a força de eleger Presidentes da República, colocou Washington Luís na maior crise da História daRepública, gerando pânico entre os fazendeiros e entre o povo que vivia assombrado com a fome e o desemprego. Ao final de 1929, 579 fábricas fecharam suas portas só no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O estopim do levante, no entanto, ocorreu com o assassinato de João Pessoa, em 26 de julho de 1930, numa Confeitaria em Recife, atacado a tiros por João Dantas, membro de um família tradicional da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mudanças ocorridas após a criação da CLT
  • Principais mudanças na revolução industrial
  • Mudanças ocorridas na Língua Portuguesa no Brasil.
  • as mudanças ocorridas no brasil no seculo xx
  • Mudanças ocorridas após a lei 11.638/07
  • Principais barreiras a mudanças corporativas e individuais
  • - Principais mudanças na fonética/fonología ocorridas na língua inglesa
  • Principais Mudanças ocorridas na Contabilidade Aplicada ao setor Público

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!