Principais Modelos Teoricos em Psicologia Vocacional

Páginas: 19 (4608 palavras) Publicado: 14 de julho de 2013
Introdução

A psicologia vocacional é a área da psicologia que se propõe apoiar o indivíduo a conhecer as suas capacidades, competências, interesses, necessidades e expetativas, fornecendo-lhe as ferramentas para a construção de um projeto de vida. Por ser parte indispensável na vida do indivíduo, é essencial perceber a sua abrangência, que vai muito para além da escolha da profissão.
Muitossão os modelos teóricos utilizados em psicologia vocacional, no entanto pelas suas caraterísticas peculiares, pelas diferenças de abordagem e por serem ainda hoje usados como técnicas de orientação de vocacional, este trabalho pretende focar-se nos modelos de correspondência ou ajustamento, fazendo referência ao modelo dos tipos de personalidade e dos meios de trabalho de Holland (1997). Pelascomplementaridades que apresentam em relação ao anteriormente mencionado e, pela sua componente longitudinal, dá-se relevo ao modelo desenvolvimentista de Super (1957, 1990). Por último faz-se uma abordagem ao modelo baseado na aprendizagem social e na teoria sociocognitiva – modelo de aprendizagem social na tomada de decisão na carreira de Krumboltz (1994).

Psicologia Vocacional – âmbito eespecificidades

O paradigma social tem sofrido alterações significativas desde o início do século XX com repercussões expressivas na psicologia vocacional, obrigando-a a constantes mudanças e a uma adaptação permanente, de forma a fazer face aos desafios desta nova era.
Se por um lado a psicologia vocacional tem de aprender a lidar com os problemas pessoais do indivíduo, orientando e apoiando assuas escolhas profissionais ou académicas, por outro lado tem de ser capaz de dar uma noção concreta das opções e ofertas existentes no mercado de trabalho, tentando uma harmonização dos interesses pessoais com os profissionais, de forma equilibrada.
Atualmente, o que se espera do psicólogo vocacional não se resume ao apoio na escolha de um curso, ou de uma profissão. O que se pretende do psicólogovocacional é um trabalho contínuo de transformação e flexibilização que tem de ser feito em conjunto com o individuo, para que este consiga atingir um desempenho favorável nos vários futuros possíveis, numa sociedade marcada pela confusão e indecisão.
Nesta perspetiva cabe ao psicólogo disponibilizar instrumentos informativos e operacionais, para que o individuo possa tomar decisões de formaconsciente e informada. Cada indivíduo deve ser considerado numa visão holística, portador de uma história única de expectativas e de sonhos em busca de um sentido para a sua vida.
Por tudo isso, não se pode pensar a orientação vocacional como uma receita prescrita, mas antes como um processo de reflexão que conduz ao autoconhecimento. Partindo das circunstâncias e oportunidades da sua vida, oindivíduo é levado a pensar o seu enquadramento no contexto pessoal, social e cultural, não sem ter em conta as suas aptidões e interesses.
O conjunto das aptidões, orientações e interesses são a vocação ou inclinação do indivíduo para uma determinada atividade profissional ou artística. No entanto só se pode chamar verdadeiramente vocação à orientação que concilia os seus desejos conscientes einconscientes, tendo em conta o rol das suas aptidões e o seu potencial.
Os fatores que influenciam a vocação profissional vão desde os mais inabdicáveis, como a idade ou meio social, até aos mais exteriores, que determinam as inclinações fora da sua influência, como o mercado de trabalho, a evolução da sociedade, os meios de comunicação social.
Todos estes fatores, fortes influenciadores davocação, vão sendo assimilados desde a infância e adolescência, mesmo os contraditórios, levando mais tarde à desorientação total do indivíduo e, dificultando-lhe as tomadas de decisão. Sabe-se que o ambiente que envolve e acompanha a criança longo do seu desenvolvimento é tido com um fator determinante da sua vocação. Esse ambiente é alargado, pois vai desde o núcleo familiar mais próximo, ao grupo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia jurídica , principais teoricos
  • Quadro Comparativo dos Principais Teoricos da Psicologia do Desenvolvimento
  • Principais teoricos
  • Psicologia da Orientação Vocacional e Profissional
  • Teoricos da Psicologia
  • Os teóricos da psicologia
  • Teoricos Psicologia
  • Teóricos da psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!