Principais Filos Animais SISTEMA EXCRETOR

900 palavras 4 páginas
Departamento de Química e Biologia
Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC

Fisiologia Animal Comparativa - UCBL32
Professora: Dra. Luiza Carla Barbosa Martins

Aluno: Joseana da Cunha Santos N° Matrícula: 1358108
Curso: Ciências Biológicas – Licenciatura Período: 5º
Data: 30/06/2015 Nota:

Sistema Excretor dos Principais Filos Animais INVERTEBRADOS
Filo Porífera – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor. Difusão simples responda pelo transporte de gases e dejetos metabólico em grande parte amônia entre o corpo e a água do sistema aquífero. Os rejeitos saem das células por difusão em direção à cavidade da espongiocele (o átrio), saindo pela abertura do ósculo (orifício superior), decorrente de um fluxo de água provocado pelo batimento flagelar dos coanócitos dispostos na sua superfície interna.

Filo Cnidária – nos cnidários a excreção ocorre de forma semelhante aos poríferos, eliminando os rejeitos através das paredes do corpo. Contudo, sendo captado pela cavidade gastrovascular, e dessa saindo pela boca circundada por tentáculos. O produto excretor dos Cnidários é a amônia, que prontamente se dissolve na água, difunde-se pela parede do corpo e é dispersada por correntes. Hydra de água doce concentra K+ e remove Na+ de suas células. Parte desse Na+ é liberado no fluido celentérico, elevando sua concentração osmótica em relação a água ambiental. O influxo osmótico resultante da água para dentro do celêntero pode ajudar na pressurização do esqueleto hidrostáticos,ou água para excedente (e o Na+) pode ser descartada periodicamente pela boca.

Filo Platyelminthes – nos platelmintos, a remoção das excretas é realizada por protonefrídios, formando um sistema de túbulos interconectados a duas redes tubulares laterais coletoras de excrementos, coletados e eliminados para o exterior do organismo (saindo pela boca), devido ao fluxo de água

Relacionados