Principais filósofos que contribuiram para a filosofia da educação

Páginas: 9 (2134 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2012
Você deverá fazer uma pesquisa sobre os principais filósofos que contribuiram para a filosofia da educação (citados no texto). Depois fazer um dossiê com as principais contribuições de cada um deles.
A pesquisa vai fornecer dados novos que complementam a visão do texto do módulo.

TRABALHO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIIIna Europa, um movimento que procurava levar as luzes da razão por todos os lugares, não se prendendo a o dogmatismo e sim, a racionalidade. A educação iluminista, assim como a sua cientificidade, era livre de influências religiosas, permitia a liberdade de pensamento.
Durante esse período destacasse o Filósofo Rousseau.
Jean Jacques Rousseau No auge do movimento Iluminista foi um importantefilósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. Foi considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo. inaugurou uma nova fase na educação. Foi o principal precursor da Escola Nova, promovendo uma “volta à natureza”, de forma que o aluno não precisava só ser instruído, mas também caberia a ser, naturalmente livre, sem repressões, restringindo-seas experiências. Nesse sentido, caberia ao professor conduzir o aluno ao caminho que ele deve seguir, o professor não ensina, organiza as idéias e as repassa, fazendo com que os alunos aprendam.
Com as suas idéias, Rousseau desmentiu de que a educação é um processo pelo qual a criança passa a adquirir conhecimentos, hábitos e atitudes armazenados pela civilização, sem qualquer modificação. Cadafase de vida: infância, adolescência, juventude e maturidade foi concebida como portadora de características próprias, respeitando a individualidade de cada um. Rousseau destaca ainda que o adulto, sabendo quais são os pensamentos, sentimentos e interesses das crianças, não irá impor os seus e que para compreender a infância, o homem precisa olhar a vida com simplicidade.
A primeira fase, até os 5anos, era como uma fase animal, com o aparecimento do primeiro sentimento de si mesmo; aos 12 anos, o indivíduo torna-se consciente de si mesmo, é o momento da vida em que o racional desperta; sendo um ser isolado, a criança não desfruta ainda da vida moral. E na fase seguinte, a puberdade, o sexo é visto por Rousseau como o fator mais importante da vida do indivíduo; com isso, surge a vida socialdo indivíduo. Com o surgimento dos mais altos sentimentos, a vida moral evolui naturalmente.
Se cada fase da vida tem a sua existência própria, a educação inicial não mais poderia ser considerada uma preparação à vida.
A contribuição de Rousseau para a educação infantil é inestimável. O método da natureza vale para todas as coisas, lembrou às mães a importância da amamentação aosseus filhos. Disse que não se deveria moldar o espírito das crianças de acordo com um modelo estabelecido.
Mostrou que a criança devia fazer, sem a ajuda dos outros, aquilo que ela é capaz de fazer por si mesma; o período do nascimento aos 12 anos é a época em que nascem vícios, os carinhos exagerados provocam vícios.
Rousseau afirmou que a educação não vem de fora, é a expressãolivre da criança no seu contato com a natureza. Ele foi um crítico da escola de seu tempo, da rigidez da instrução e do uso em excesso da memória.
Rousseau propôs a criança, primeiro, o brinquedo e esportes. Na agricultura - primeiro e mais útil emprego do homem -, a criança aprende a usar a pá e os instrumentos de outros ofícios. Através dessas atividades, a criança estaria mentindo,contando, pesando e comparando. Além dessas tarefas, a linguagem, o canto, a aritmética e a geometria seriam desenvolvidos como atividades relacionadas com a vida.
Se Rousseau for analisado no contexto da sua época, teremos de concordar que ele formulou, com raro brilho, princípios educacionais que permanecem até os nossos dias.
Friedrich Fröebel também viveu na época do Iluminismo, seu pai...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principais filósofos da filosofia antiga
  • Períodos da filosofia e seus principais Filósofos.
  • Periodos da filosofia e seus principais filosofos
  • Principais filósofos da história da educação
  • Os Principais Filósofos da Filosofia Politica Moderna
  • Principais definições de filosofia da educação
  • Análise da Filosofia Política dos Principais Filósofos Modernos
  • Filosofos que contribuiram na administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!