Principais fatores da mortalidade precoce das Micro e Pequenas empresas no Brasil

Páginas: 16 (3952 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
Principais fatores causadores da mortalidade precoce das Micro e Pequenas no Brasil
Autoria: Roberto Lombardi Junior *
RESUMO
Sabemos que a grande gama de empresas são Micro e Pequenas e seu desempenho é importante para o desenvolvimento econômico e social de um país, pois proporciona a geração de empregos, fazendo a economia prosperar, porém existe um problema que acaba atrapalhando, que é aalta taxa de mortalidade das empresas.
Entretanto, a maioria dos novos empreendimentos não completa os primeiros dois anos de atividade. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os principais fatores causadores da mortalidade das Micro e pequenas empresas no Brasil. A pesquisa identificou vários fatores que podem levar as pequenas e médias Empresas ao fracasso prematuro,e verificou-se que a causa da mortalidade ocorre devido a vários fatores associados que, acumulados, aceleram esse estágio, sendo os três principais: a falta de clientes, a falta de capital de giro, a carga tributária elevada.
Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas, empreendedorismo, dificuldades administrativas.
ABSTRACT
We know the vast range of businesses are micro and small and itsperformance is important for the economic and social development of a country, it provides the generation of jobs, making the economy prosper, but there is a problem that gets in the way, which is high mortality rate of businesses. However, most new ventures do not complete the first two years of activity. Thus, the objective was to identify and analyze the main factors causing mortality of small andmedium enterprises in Brazil. The research identified several factors that can lead small and medium-sized companies to fail prematurely, and it was found that the cause of death is due to several factors associated with that accumulated accelerate this stage, the three main ones: the lack of customers the lack of working capital, the high taxes.
Key Words: Micro and Small Enterprises,Entrepreneurship, Enterprise mortality
_____________________
*Bacharel em Administração de Empresas
Universidade Nove de Julho – UNINOVE
E-mail: robertolombardijunior@gmail.com
1 INTRODUÇÃO
O crescimento da economia nos países emergentes depende da criação de empresas, gerando trabalho e conseqüentemente renda para a população economicamente ativa por períodos longos de tempo, fazendo com que estespaíses possam produzir mais e melhor, melhorando sua colocação estratégica na economia mundial.
As micro e pequenas empresas, no Brasil, alcançam a cada ano uma maior participação na economia, Ficando próximo dos 90% do total de empresas segundo o IBGE (2004), se destacando com grandes geradores de emprego e renda, contribuindo assim, de forma crescente no aumento do PIB (produto interno bruto). Empesquisa do SEBRAE (2004), 99% das empresas do país é Micro e Pequenas empresas, que representam quase 70% dos postos de trabalho e 20% do PIB.
Entretanto, há uma situação que compromete um crescimento ainda maior no número de empresas, que são os altos índices de mortalidade precoce das Micro e pequenas empresas, criados por alguns fatores. Segundo dados do SEBRAE (2004), das empresas abertas,31% não ultrapassam o primeiro ano de atividade e após 5 anos chega a 60%.
Este artigo visa apresentar um breve estudo das dificuldades e principais problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas, e como influenciam na sobrevivência no mercado.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
A criação de novos negócios é uma das causas da prosperidade social, econômica e financeira, na medida em que permite ageração de novos empregos e de oportunidades para a sociedade, além de contribuir para o aumento da competitividade e a eficiência econômica (SANTOS 2007). São as empresas, as responsáveis pela geração da renda nacional e criação ou implementação de inovações e oportunidades. Neste sentido, destacam-se aspectos como administração, recursos pessoais, finanças, mercado e produção devem ser atentados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fatores que influenciam na mortalidade precoce de micro e pequenas empresas
  • A MORTALIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, FATORES CONDICIONANTES E PRINCIPAIS SOLUÇÕES
  • Análise das razões para a mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil
  • Mortalidade de micro e pequenas empresas
  • Mortalidade precose de micro e pequenas empresa
  • Micro e Pequenas Empresas no Brasil
  • As Micro E Pequenas Empresas S O As Principais Geradoras De Riqueza No Com Rcio No Brasil
  • gestão financeira como fator de decisão para micro e pequenas empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!