Principais doenças negligenciadas no brasil

Páginas: 35 (8701 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
INTRODUÇÃO



As doenças consideradas negligenciadas e extremamente negligenciadas são doenças que afetam principalmente as populações mais empobrecidas e marginalizadas nos países menos desenvolvidos, e que a indústria farmacêutica e os próprios governantes desses países não têm interesse algum na pesquisa e desenvolvimento de drogas que combatem essas enfermidades.

A cada anomilhares de pessoas morrem em decorrência dessas doenças, isto devido a tratamentos inadequados, por não haver drogas eficazes e muitas vezes tóxicas, e até mesmo por não existir tratamento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são consideradas doenças negligenciadas e extremamente negligenciadas as seguintes enfermidades: úlcera de buruli, doença de chagas, dengue, dracunculose, malária,leishmaniose, doença do sono, hanseníase, filarioses linfáticas, esquistossomose, tuberculose, oncocercose, pian e tracoma.

A luta para o combate dessas doenças é feita na maior parte por Organizações Não Governamentais, como a ONG Médicos Sem Fronteiras, Instituições Filantrópicas e em pequena parte por Instituições Particulares. Mas a falta de incentivos e recursos financeiros para darsustentabilidade a pesquisa e desenvolvimento de drogas fazem com que essas pesquisas não consigam ir muito longe, tornando mais negligenciadas essas doenças.

A indústria farmacêutica não vê interesse no desenvolvimento de drogas para as doenças negligenciadas, por não terem um retorno financeiro, já que assolam pessoas que não possuem riquezas e não tem como pagar pelo tratamento. E osgovernantes por reagirem a um eleitorado com maior poder aquisitivo não demonstram vontade de agir na luta contra essas doenças.

O Brasil mesmo com o desenvolvimento que vem sofrendo nos últimos anos, o avanço da tecnologia e saúde, ainda sofre com as doenças negligenciadas, já que tem se ainda surtos de malária, leishmaniose, doença de chagas, dengue, filarioses linfáticas e esquistossomose. Noentanto, o Ministério da Saúde vem nos últimos anos conseguindo combater a tuberculose e hanseníase, levando um tratamento adequado e digno as pessoas.

Neste presente trabalho iremos dissertar sobre as doenças negligenciadas que mais afetam o Brasil, demonstrando como são adquiridos, os sinais e sintomas mais frequentes, como são diagnosticadas, a prevenção e o tratamento existente até omomento.

























































SITUAÇÃO DA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE DROGAS NEGLIGENCIADAS


Segundo os Médicos Sem Fronteiras (2001) apesar de nos últimos 30 anos a expectativa de vida ter aumentado, e da medicina ter obtido grandes avanços, grande parte da população mundial é deixada à margempelas indústrias farmacêuticas, por não terem condições de pagar um tratamento adequado.



No primeiro semestre de 2001, as 20 empresas farmacêuticas de maior faturamento bruto em todo o mundo foram objeto de uma pesquisa sobre suas atividades recentes de desenvolvimento de remédios. Mesmo demonstrando alguma atividade envolvendo doenças negligenciadas, a pesquisa indicou que oinvestimento do setor privado neste campo era mínimo. Nos últimos cinco anos, nenhuma das empresas pesquisadas lançou no mercado alguma droga para qualquer das doenças extremamente negligenciadas incluídas no estudo (MÉDICOS SEM FRONTEIRAS, 2001, p.08).



A falha no setor público em adotar a pesquisa e desenvolvimento de drogas para doenças negligenciadas, se deve ao fato de os políticosreagirem as necessidades de seu eleitorado e as riquezas se concentrarem nos países desenvolvidos, os recursos para as pesquisas são destinadas principalmente para as doenças que afetam a esse eleitorado rico. E mesmo que parte seja destinada as doenças negligenciadas, é uma porcentagem pequena, que não se compara ao que é investido para as doenças de “rico”.
Todo ano milhões de pessoas morrem em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dOENCAS NEGLIGENCIADAS NO BRASIL
  • Principais Doenças Infecciosas no Brasil
  • principais doencas endemicas no brasil
  • Principais doenças no brasil
  • Principais doenças no Brasil
  • 10 principais doenças nos idosos no Brasil
  • Doenças Negligenciadas
  • doenças negligenciadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!