Principais Crises Financeiras Internacionais

Páginas: 12 (2952 palavras) Publicado: 5 de julho de 2015
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE GESTÃO E ECONOMIA
ADMINISTRAÇÃO


ANNA PAULA MOTA
LILIANE TEIXEIRA
LUIS GERMANO HORST
SÉLIO MAÇANEIRO FILHO








PRINCIPAIS CRISES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS DESDE 1929 – CAUSAS E EFEITOS











CURITIBA
2015
ANNA PAULA MOTA
LILIANE TEIXEIRA
LUIS GERMANO HORST
SÉLIO MAÇANEIRO FILHO














PRINCIPAIS CRISES FINANCEIRASINTERNACIONAIS DESDE 1929 – CAUSAS E EFEITOS
Pesquisa apresentada como requisito parcial à obtenção de aprovação na disciplina de Mercado Financeiro e de Capitais,do curso de Administração, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Professor: Dr. Armando Rasoto






CURITIBA
2015
1. Crise de 1929

Chamada de “O crack de 1929” ou simplesmente “A grande depressão”, foi uma grande crise econômicaque aconteceu no início de 1929, e que se estendeu até o início da Segunda Grande Guerra. É considerado o maior período de recessão e a maior crise do século XX.
Em julho de 1929 a produção das industrias americanas começava a cair, e assim, se dava início ao Crack de 1929.Essa recessão econômica se alongou até o dia 24 de outubro, quando a bolsa de valores de Nova York e a New Stock Exchange viram os valores de suas ações despencarem completamente, fazendo com que milhares de acionistas perdessem tudo de um dia para o outro.
O que mais contribuiu para a Crise de 1929 foi a expansão de crédito, que era emitido pelo Banco Central Americano desde 1924, ainda quando Calvin Coolidge era o presidente.A medida de expansão de crédito tornava as taxas de juros artificiais, sem lastro com asreservas de crédito reais, que eram fixadas na poupança. Os investidores que tinham ações na Bolsa de Valores de Nova York recebiam um sinal falso da expansão de crédito e, assim, acabavam por ampliar os seus negócios, aumentar salários, e investir ainda mais. Este processo gerou uma bolha inflacionária, pois, em 1929, chegou um momento em que não se podia mais esconder o caráter artificial da expansãoeconômica: havia muito dinheiro emitido circulando, mas sem valor real com a produção. Já sob o governo Hoover, a Bolsa de Valores de Nova York, responsável pela administração dos investimentos aplicados e do crédito emitido, entrou em colapso.
A partir de então, aconteceram efeitos drásticos, com fechamentos de centenas de empresas comerciais e industriais, o que elevaram drasticamente as taxasde desemprego, e pioraram ainda mais os efeitos da recessão. E esses efeitos não ficaram reservados apenas aos Estados Unidos, grandes nações como a França, Itália, Alemanha e o Reunido também sentiram os efeitos da grande depressão, tornando algo mundial. Sobrando até para o Brasil, onde foi muito afetado pois não conseguia vender seu grande estoque de café e teve de queimá-lo para podervalorizar o seu preço.
Um dos motivos principais que levou a essa grande depressão foi a diminuição das exportações para a Europa, pois os países do continente estavam conseguindo se reconstruir e se restabelecer depois da Primeira Grande Guerra. E assim, levou a importar cada vez menos produtos dos Estados Unidos, fazendo acumular grandes quantidades de mercadorias. A indústria norte-americana não tinhamais para quem vender a quantidade exagerada de mercadorias acumuladas, havendo mais produtos do que procura. Isso levou a diminuição do preço, queda da produção, e assim, aumento do desemprego. Com esses fatores provocou a queda dos lucros e a paralisação do comércio, ocasionando a queda das ações da bolsa de valores, quebrando-a em seguida. Para resumir, a causa da crise de 1929 foi devido asuperprodução, que não estava preparada para a falta de procura, e acabou com todas as mercadorias encalhadas.



2. 1950-60s

Os anos 50 e 60, duas décadas seguintes a Segunda Guerra Mundial, foram marcados por certa instabilidade econômica. O sistema financeiro que se formaria de Bretton Woods seria muito favorável aos Estados Unidos, que depois disso teria o controle de boa parte da economia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crises financeiras internacionais
  • Desdobramentos da Crise Financeira Internacional
  • Crise financeira internacional
  • Crise financeira internacional
  • Crise financeira internacional
  • Crises Financeiras Internacionais
  • Crise internacional
  • Impacto da crise financeira de 2008/2009 nos principais bancos de capital aberto no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!