Principais concepções de J.L. Moreno e Enrique Pichon-Riviéri

2237 palavras 9 páginas
Principais concepções de J.L. Moreno e Enrique Pichon-Riviéri

Concepções de J.L. Moreno

Um homem de ampla cultura e fortes ideias religiosas e filosóficas, com uma personalidade marcadas por características teatrais, o médico psiquiatra Jacob Levy Moreno nasceu na Romênia em 1892 e faleceu nos Estados Unidos da América em 1974. Estudou psiquiatria em Viena e em sua obra desenvolveu a noção da importância do desempenho de papéis em psicoterapia.
O desenvolvimento do que posteriormente chamaria axiodrama - reencontro com os verdadeiros valores éticos, religiosos e culturais de forma dramática e espontânea - foi o primeiro conteúdo do Psicodrama. Este conteúdo axiológico foi de primordial interesse para Moreno, que logo desenvolveu o sociodrama e, por último, o psicodrama aplicado à psicopatologia. O caminho seguido por Moreno vai desde desenvolvimento da espontaneidade e da vitalidade criadora desenvolvidas nas cenas dramáticas até a ideia de Deus, dos valores metafísicos, sociais e religiosos e, por último, a terapêutica.
Moreno se destacou também por seu interesse pelo social, pela marginalidade e, dessa forma, rompeu com o movimento médico de sua época, atacando os valores oficiais que considerava ultrapassados, vazios e falsos.
As ideias de Moreno, orientam-se para os conceitos de espontaneidade e de criatividade, define dois tipos de energia: a primeira sujeita ao princípio de conservação e, a segunda, que não pode ser nem conservada, nem deslocada, nem transformada; ela emerge e se gasta de uma só vez: devendo emergir para ser gasta e, gasta para ceder lugar a uma outra. Esta última é a própria energia da espontaneidade/criatividade.
Moreno distingue três procedimentos básicos, segundo o objeto de estudo para se abordar quando se dramatiza:
Psicodrama, tratamento dos conflitos individuais;
Sociodrama, onde o objeto de estudo são os grupos sociais;
Role playing: quando o Psicodrama é utilizado para a formação e treinamento de papéis profissionais

Relacionados