Principais aspectos do metabolismo aeróbio

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2012
GLICOLISE

A reação de Glicolise acontece em 10 fases:
1. Na primeira fase da reação, um grupo fosfato de 1 ATP é transferido para a glicose, produzindo fosfato-glicose e ADP. Enquanto metade da energia do ATP foi usada na reação, o restante é mantido na molecula energizada de fosfato de glicose. O posicionamento das cargas negativas no grupo fosfato na glicose prende o fosfato deglicose no interior da célula.
2. Na segunda fase da reação a ligação fosfato de glicose encontra uma enzima e é transformada em fosfato de frutose.
3. Na terceita fase, o fostato de frutose reage com uma molecula de ATP produzindo difosfato de frutose.
4. Na quarta reação da Glicolise os 6 carbonos do difosfato de frutose são divididos em duas moleculas de 3 carbonos DHAP e PGAL.
5.Na quinta reação o DHAP é convertido em uma segunda molécula de PGAL. Agora então as duas moleculas de PGAL continuam o seu caminho.
Aí está a primeira metade da glicolise. Na segunda metade da glicolise, analisaremos apenas uma molecula de PGAL:
6. Nesta fase, um NAD+ carrega uma molecula de PGAL e com ajuda de uma enzima, NAD+ pega dois elétrons e um íon de hidrogênio, o produto éum NADH energizado. Nessa troca, o PGAL agarra um grupo livre de fosfato para formar difosfato glicerato, ou DPGA.
7. A molécula de PGAL encontra o ADP, o fosfato é transferido para formar ATP, deixando o ácido fosforoglicérico, ou PGA .
8. Sozinho, o ADP necessita de energia para capturar o fosfato, então uma subta mudança ocorre na célula.
9. Já então na fase 9, uma molécula de águaé perdida , formando piruvato fosfofenol ou PEP.
10. A ligação de fosfato está enfraquecida o suficiente para que na reação final o ADP libere o fosfato, e faça o ATP que procurávamos e o composto de 3 carbonos, piruvato.
Como resultado, tem 4 ATP. Como foram consumidos dois na reação, temos um lucro de 2 ATP.


CICLO DE KREBS:
O Ciclo de Krebs acontece na Matriz de umacélula. Como início do cliclo de Krebs, temos duas moléculas de Piruvato que se transformam em 2 moléculas de Acetil-coA. Porém, o Piruvato é uma molécula de 3 carbonos, enquanto o Acetil-coA é uma molécula de apenas 2. Sendo assim, durante essa transformação, temos a liberação de 2 moléculas de CO2. A partir daí, iniciaremos o ciclo de Krebs normalmente.
1. O Acetil-coA se une ao Oxaloacetato(molécula que se origina do piruvato, e também do ciclo de Krebs) e dá origem ao Citrato.
2. O Citrato perde água, formando Aconitato. Então, o Aconitato pega água para formar Isocitrato.
3. O Isocitrato encontra um NAD+, formando um NADH e Oxalusuccinato. O Oxalosuccinato perde uma molécula de dióxido de carbono, formando o Ketoglutarato.
4. O Ketoglutarato libera dois elétrons paraformar o Succinil-coA. Mais uma vez, dois elétrons de hidrogênio formam um NADH.
5. O succinil-coA reage com um ADP, liberando coenzima A e 2GTP(moeda energética, semelhante ao ATP), e formando Succinato.
6. O succinato encontra uma molécula de FAD e essa reação produz 2FADH2 e Fumarato.
7. O Fumarato reage com água, e produz o Malato.
8. Na reação final, o Malato encontra umNAD+ e produz 2NADH e, novamente, Oxaloacetato.
O ciclo de Krebs reinicia com o Acetil-coA reagindo com o Oxaloacetato.


FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA
A fosforilação oxidativa ocorre dentro da mitocôndria da célula, mais profundamente, nas cristas da membrana interior. Na membrana há infinitas estruturas conhecidas como cadeias de transporte de elétrons. Dentro de cada cadeia, osintermediadores de energia são usados para sintetizar ATPs.
Uma cadeia de transporte de elétrons consiste de quatro complexos adjacentes, presos na membrana interior. A fosforilação oxidativa começa quando o NADH do Ciclo de Krebs doa dois elétrons para o complexo 1. Assim que os elétrons são transferidos para o próximo complexo, dois íons de hidrogênio pegam carona com a matriz para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principais Aspectos
  • principais aspectos
  • Quais são os principais aspectos na organizalçoes
  • os principais aspectos do direito do consumidor
  • principais aspectos operacionais
  • Aspectos Principais do Estruturalismo
  • tres aspectos principais
  • Avaliação dos principais aspectos da fi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!