PRINCIPAIS AFECÇÕES E MALFORMAÇÕES DENTÁRIAS

10951 palavras 44 páginas
1 INTRODUÇÃO

O Brasil ocupa uma posição de destaque na equinocultura mundial, uma vez que sustenta o segundo lugar com um rebanho da ordem de sete milhões de animais (ALVES, 2004), perdendo apenas para a China com mais de 10 milhões de cabeças (BOTELHO; CESAR; FILADELPHO, 2007). Apesar disso, menos de 1% recebe algum tipo de cuidado odontológico, quando o ideal seria que a aplicação dos cuidados dentários, de preferência preventivos, fossem realizados precocemente para que além do zelo pelo patrimônio, também evitasse prejuízos diversos (ALVES, 2004).
A odontologia equina, apesar de ser a mais antiga na medicina veterinária, teve um desenvolvimento lento devido ao empirismo dos práticos e a falta de estudos científicos até o século XX (ROSCOE, 2007). Durante muitos anos, pouca ou mesmo nenhuma atenção foi dispensada ao cavalo idoso. Com as melhorias no manejo sanitário, bem como o aperfeiçoamento tecnológico nutricional e terapêutico, a longevidade dos equídeos aumentou consideravelmente. Há grande quantidade de cavalos considerados idosos sendo utilizados em competições, na reprodução ou simplesmente como animais de passeio (BARBERINI; DELFIOL, 2010).
A melhoria da nutrição, habitação, cuidados médicos preventivos e programas de controle parasitários têm resultado em uma grande população de cavalos idosos, que por vezes, vivem até seus trinta a quarenta anos. Com o aumento da idade da população de cavalos o atendimento odontológico está se tornando mais importante e mais necessário (RIBEIRO et al, 2011).
Com a procura cada vez mais constante por equinos para a prática de esportes equestres se faz necessário grandes investimentos, levando proprietários e médicos veterinários a adquirir uma postura de maior atenção no que tange às enfermidades que acometem esses animais, dentre elas o comprometimento e formação dentária natural (TRIGUEIRO et al, 2010).
Os equinos gostam de comer em pastejo continuo, onde em liberdade podem chegar até 18 horas/dia, desde que

Relacionados