Princípios técnicos industriais

Páginas: 6 (1259 palavras) Publicado: 15 de maio de 2011
TRABALHO
PRINCIPIOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS.

Escola Técnica Agricola Luis Dias Lins
Aluno: Diego Luis Silva
Turma: Segurança do Trabalho
Professor: Marcos
Matéria: Princípios da Tecnologia
Modulo: I

INDICE

Histórico do INMETRO
O que é INMETRO
Sinmetro / Conmetro
O que é metodologia e quais as áreas da Metodologia
Quais as áreas da metrologia


HISTORICO DO INMETRODurante o primeiro império, foram feitas diversas tentativas de uniformização das unidades de medida brasileiras. Mas apenas em 26 de junho de 1862, Dom Pedro II promulgava a Lei Imperial n° 1157 e com ela oficializava, em todo o território nacional, o sistema métrico decimal francês. O Brasil foi uma das primeiras nações a adotar o novo sistema, que seria utilizado em todo o mundo.

Com ocrescimento industrial do século seguinte, fazia-se necessário criar no país instrumentos mais eficazes de controle que viessem a impulsionar e proteger produtores e consumidores.

Em 1961 foi criado o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), que implantou a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, os atuais IPEM, e instituiu o Sistema Internacional de Unidades (S.I) em todoterritório nacional.

Logo se verificou que isso não era corrida tecnológica, no aperfeiçoamento, na exatidão e, principalmente, no atendimento às exigências do consumidor. Era necessária a qualidade.

Em 1973, nascia o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. O Inmetro, que no âmbito de sua ampla missão Institucional, objetiva fortalecer as empresas nacionais,aumentando a sua produtividade por meio da adoção mecanismos destinada à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

O que é INMETRO?

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial- Inmetro- é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalizaçãoe Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normatizado de Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

Objetivando Integrar uma estrutura sistêmica articulada, o Sinmetro, o Conmetro e o Inmetro foram criados pela Lei 5.966, de 11 de dezembro de 1973, cabendo a este último substituir o então Instituto Nacional de Pesos eMedidas (INPM) e ampliar significativamente o seu raio de atuação a serviço da sociedade brasileira.

No âmbito de sua ampla missão institucional, o Inmetro objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nosprodutos, através da metrologia e da avaliação da conformidade promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do país.

Dentre as competências e atribuições do Inmetro destacam-se:
* Executar as políticas nacionais de metrologia e da qualidade;
* Verificar a observância das normas técnicas e legais, no que se refere às unidades de medida, métodos de medição,medidas materializadas, instrumentos de medição e produtos pré-medidos;
* Manter e conservar os padrões das unidades de medida, assim como implantar e manter a cadeia de rastreabilidade dos padrões das unidades de medida do país, de forma a torná-las harmônicas internamente e compatíveis no plano internacional, visando em nível primário, à sua aceitação universal e, em nível secundário, à suautilização como suporte ao setor produtivo, com vistas à qualidade de bens e serviços;
* Fortalecer a participação do país nas atividades internacionais relacionadas com metrologia e qualidade, além de promover o intercambio com entidades e organismos estrangeiros e internacionais;
* Prestar suporte técnico e administrativo ao Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principios administrativos na revolução industrial
  • Técnico em Mecânica Industrial
  • tecnico em mecanica industrial
  • tecnico em mecanica industrial
  • relatório técnico em mecânica Industrial
  • Técnico em química industrial
  • Relatório Técnico Informática Industrial
  • Princípios de Tecnologia Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!