Princípios gerais da deontologia forense

Páginas: 5 (1165 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Os princípios gerais da deontologia forense
Além do princípio fundamental da deontologia forense, agir segundo a ciência e consciência, ainda existem os princípios gerais que funcionam como uma bussola, não só para o profissional do meio jurídico, mas para qualquer profissional.
No caso dos profissionais do meio jurídico, essa bussola é o Código de Ética e Disciplina da OAB, e a partir de sualeitura é possível perceber a presença dos princípios gerais da deontologia forense, os quais serão trabalhados logo a seguir.
O princípio da conduta ilibada
O princípio da conduta ilibada não possui um conceito preciso, uma vez que que ele é mutável no tempo e no espaço, porém o cerne deste princípio consiste num comportamento sem máculas.
Mas não é apenas a boa conduta na vida profissional, ena vida pessoal, existe uma expectativa que o profissional do meio jurídico seja incorruptível. E que todos os advogados e juízes saibam todas as leis de cór.
Um exemplo recente deste princípio se deu com a discussão da ficha limpa, que tornaria obrigatória a conduta ilibada para candidatos políticos, mas acabou sendo frustrada por uma mudança de redação na lei.
Os princípios da dignidade e dodecoro profissional
Os princípios da dignidade e do decoro profissional são princípios gerais, que assim como a conduta ilibada não possuem um conceito preciso. Sendo que esses dois princípios são mais facilmente identificados quando são desrespeitados na prática.
A dignidade na vida pessoal se reflete diretamente na vida profissional, e a dignidade no exercício da função acarreta o decoro àcomunidade profissional, uma vez que cada conduta praticada pelo profissional, para o bem ou para o mal, afeta diretamente sua classe profissional.
O decoro é vulnerado, por exemplo, quando o profissional se apresenta mal vestido, faz uso de expressões vulgares ou chulas, ou ainda pela publicidade exagerada feita por escritórios e faculdades de direito.
Não obstante as dificuldades econômicas, osmomentos sociais de crise financeira mundial, a mercantilização das relações humanas; O profissional da área jurídica deve manter a dignidade de sua profissão, não se submetendo a todo e qualquer tipo de procedimento mercantilista de venda ou divulgação de seus serviços.
O princípio da correção profissional
O princípio da correção profissional preconiza que todos os profissionais ajam comtransparência para com todos os personagens na cena jurídica e na prestação de seus serviços, nem busquem vantagens pelos cargos ou funções ocupados, tampouco se vangloriar. A correção profissional é exteriorizada por uma seriedade sem sisudez; Uma reserva, sem se tornar inacessível; E uma honestidade, nas relações profissionais, ainda que litigiosas, de forma que ele sempre atue no melhor interesse dotrabalho e da justiça.
Cabe destacar que há um alto número de reclamações levadas aos órgãos correcionais das profissões jurídicas evidenciam um cenário preocupante de desrespeito à esse principio inerente ao ser humano.
O princípio do coleguismo
O princípio do coleguismo nas profissões jurídicas se origina do senso de identidade e comunidade, que todos os profissionais sentem pela similaridade dasexperiências passadas por todos, que seria principalmente, a faculdade de direito.
Este princípio estimula as práticas de comportamentos homogêneos com a finalidade de salvaguardar a classe profissional. O coleguismo não é a solidariedade, uma vez que ele se manifesta na prática profissional, quando, por exemplo, se substitui um colega doente ou se explica a um colega recém formado algumprocedimento técnico muito complexo.
Um colega de profissão, mesmo sendo um adversário, deve ser respeitado e tratado com dignidade, uma vez que ele está imbuído dos mesmos ideais de todos os profissionais da área.
Atualmente, com a escalada no número de profissionais, e instituições de ensino, há um senso de competição que fragiliza este princípio.
O Princípio da diligência
Pelo princípio da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • principios eticos e deontologia profissional
  • Deontologia e princípios éticos
  • Princípios da Deontologia Jurídica
  • Principios Gerais
  • princípios gerais
  • Dos princípios gerais de direito aos princípios constitucionais
  • Princípios Gerais da Adm
  • Princípios gerais de farmacocinética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!