Princípios fundamentais da contabilidade

Páginas: 9 (2199 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
Princípios Fundamentais de Contabilidade


Para o desenvolvimento de qualquer atividade profissional precisamos conhecer com antecedência quais são as regras adotadas para a sua execução, caso contrário teremos dificuldades para desempenhá-la.
Isso também ocorre na atividade contábil. Dessa forma, podemos estabelecer que os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC), enunciados pelaResolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nº 750/93, representam verdades primeiras da ciência contábil brasileira e, portanto, fundamentam a execução dos trabalhos contábeis. A utilização desses princípios pelos contadores visa garantir que a escrituração e, por conseqüência, as demonstrações contábeis, de qualquer entidade (seja ela de fins lucrativos ou não), reflitam de maneiraadequada a sua situação patrimonial, financeira e econômica em determinado momento. Dessa forma, os vários usuários da contabilidade podem tomar as suas decisões com segurança.
No Brasil, o contabilista, em caso da não-obediência aos PFC e às Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), estará á mercê de certas punições, podendo este sofrer uma entre as seguintes: advertência, censura reservada, censurapública e suspensão do exercício profissional.







Em praticamente todos os países existem princípios de contabilidade. Em bases gerais, alguns deles são universais, o que muda de país para país é o nome dado ao princípio e/ou a forma de sua aplicação. Por exemplo, nos Estados Unidos, os princípios de contabilidade – Generally Accepted Accounting Principles (GAAP) – são estabelecidospelo Financial Accounting Stadards Board (FASB) por meio de pronunciamentos de observância obrigatória pela profissão contábil nos Estados Unidos. A missão do FASB é estabelecer e melhorar os padrões de contabilidade com o intuito de educar o mercado, principalmente: contadores, auditores e usuários da informação contábil.







Atualmente, existe uma organização conhecida comoInternacional Accountig Standards Board (IASB) com o objetivo de fixar princípios e padrões de contabilidade internacionais. Essa Comissão de Normas Internacionais de Contabilidade é formada por uma variedade de países membros, inclusive o Brasil.

2.1 Definições e exemplos de Aplicação dos princípios Fundamentais de Contabilidade

A Resolução nº 750, de 29 de dezembro de 1993, do CFC determinoua observância pela profissão contábil brasileira dos seguintes Princípios Fundamentais da Contabilidade:

• Entidade.
• Continuidade.
• Oportunidade.
• Registro pelo Valor Original.
• Atualização Monetária.
• Competência.
• Prudência.

2.1.1 Entidade

Esse princípio reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, ou seja, necessidade de sediferenciar o patrimônio da empresa do patrimônio dos sócios, acionistas ou proprietários da mesma. Em outras palavras, o entendimento é o de que a contabilidade deve ser executada e mantida para qualquer tipo de entidade como pessoa completamente distinta da pessoa física (ou jurídica) dos sócios ou acionistas.

Exemplificando: O sr. Manoel da Silva, sócio da empresa Comércio de Alimentos BomApetite Ltda., reside no mesmo edifício onde está locada a sede da empresa. No andar térreo está instalada a empresa e no andar superior, a residência do sr. Manoel. Existe um único contrato de locação do imóvel e o valor mensal do aluguel é de $1.200,00 (hum mil e duzentos).

Pergunta-se: Podemos considerar a despesa total do aluguel como encargo da empresa?

Resposta: Não. De acordo com osPrincípios Fundamentais da Contabilidade – Entidade, essa despesa deverá ser atribuída para a empresa (pessoa jurídica) e parte para o proprietário (pessoa física). A parcela de cada um das partes deverá ser determinada pelo contador da empresa. É de comum uso atribuir um percentual em relação ao espaço utilizado pelo proprietário e pela empresa. Levando em consideração que a área do imóvel é de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principios fundamentais de contabilidade
  • Princípios fundamentais da contabilidade
  • Principios fundamentais da contabilidade
  • Principios Fundamentais da Contabilidade
  • principios fundamentais da contabilidade
  • Principios fundamentais da contabilidade
  • Princípios fundamentais da contabilidade
  • Princípios fundamentais de contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!