Princípios do Sistema Único de Saúde – SUS

Páginas: 5 (1186 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
FACULDADE RÁTIO
Especialização em Serviço Social, Seguridade Social e Legislação Previdenciária
Turma II - Atividade da Disciplina de Seg. Social e Serviço Social/ Módulo Saúde
AUTORA: Flávia Santiago

1. Os Modelos de Proteção Social
Historicamente o Estado desempenha funções de regulação social, mediando as relações sociais, controlando os conflitos e provendonecessidades. Em um sentido amplo, a Proteção Social pode ser compreendida como uma “rede de solidariedade” constituída com a finalidade de proteger os indivíduos, daí temos a família, a sociedade, a igreja e as associações comunitárias como exemplos de antigos sistemas de proteção. Na era moderna, outros sistemas de proteção surgiram para responder às demandas das crescentes populações e a consequentecomplexidade que a questão social foi assumindo, assim temos as categorias profissionais e o Estado como exemplos de sistemas de proteção modernos.
A proteção social enquanto prática desempenhada pelo Estado, sofreu reconfigurações através dos tempos, indo desde à assistência aos atingidos por fatores naturais e/ ou ambientais, no caso das sociedades tradicionais, aos riscos produzidos por fatores deordem social, econômica e política, no caso das sociedades modernas.
De acordo com o momento histórico, as sociedades assumiram modelos de proteção social distintos, indo desde a assistência caritativa, dispensada aos pobres e inválidos, passando pela proteção regulada, voltada aos trabalhadores, até a proteção universal, modelo adotado pela constituição federal brasileira de 1988. Para efeitode entendimento, segue a divisão conceitual baixo (Fleury, 1994):
- Modelo da Assistência ou Residual: a assistência é compensatória e suplementar, dirigida aos pobres, em muitos casos perante atestado de comprovação da condição inferiorizada na estrutura social. Este modelo pratica uma “cidadania invertida” e não garante direitos, ao contrário, inferioriza e estigmatiza. Seu caráter é puramentepunitivo, corretivo e preventivo.
- Modelo do Seguro Social ou Meritocrático: voltado para os trabalhadores formais e suas famílias. Não segue uma padronização na proteção social prestada, mas é diferenciada segundo níveis de contribuição. Este modelo pratica uma “cidadania regulada”, onde se busca ser merecedor da atenção do Estado e das organizações fragmentadas de prestação de serviços ebenefícios, a partir da inserção na estrutura produtiva.
- Modelo da seguridade Social: modelo amplo sob responsabilidade do Estado, baseado no princípio da justiça social, que busca garantir os mínimos para uma vida digna. Este modelo pratica uma “cidadania universal”, onde se busca o ideal de igualdade social, através de um conjunto de medidas em todos os âmbitos da vida: saúde, previdência,habitação, educação, cultura, etc. Predomina a relação aberta entre o Estado e a sociedade na busca pele desenvolvimento.

2. Princípios do Sistema Único de Saúde – SUS
O Sistema Único de Saúde- SUS, como hoje se configura, é fruto de variados processos que historicamente se desenrolaram e que apontam para uma mudança na compreensão e abordagem do significado de saúde, desvinculando-se de um conceitoarcaico e assumindo um sentido amplo de promoção da qualidade de vida.
O modelo preponderante no Brasil, o “médico-assistencial hospitalocêntrico”, em que a concepção de saúde estava centrada na ausência de doenças e onde o mercantilismo em torno dos recursos médico-tecnológicos falava alto, entrou em crise com as novas demandas da sociedade, principalmente daquelas apresentadas pelas massas urbanasdesempregadas, que recebiam uma assistência médica bastante defasada em relação aos contribuintes. Assim, temos como marcos importantes, a 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, a criação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde - SUDS em 1987, a criação do SUS em 1988, a partir da promulgação da Constituição daquele ano, e a criação da Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080 de 1990)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conhecendo o sus: principios e propostas do sistema único de saúde.
  • Sistema Único de Saúde (SUS)
  • Sistema único de saúde (sus)
  • Sistema único de saúde (sus)
  • O Sistema Único de Saúde (SUS)
  • SUS Sistema único de saúde
  • SISTEMA UNICO DE SAUDE-SUS
  • sus (sistema único de saúde)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!