Princípios de gestão

Páginas: 6 (1320 palavras) Publicado: 28 de junho de 2012
|
Gestão de Processos |
Processos Organizacionais |
|
Caroline Trindade do Nascimento - 20111103131 |
15/05/2012 |

|

1) Explique departamentalização:

* Funcional – Esse modelo atribui a cada uma das unidades de trabalho a responsabilidade por uma função organizacional: Operações, Marketing, Finanças, RH e etc. Existe uma divisão sucessiva, o trabalho é organizado deacordo com as operações principais dos departamentos de primeiro nível.
Pelo fato do administrador principal ter o controle geral, do destino da organização, dificilmente terão algum tipo de confusão em relação às responsabilidades e tarefas de cada setor e de cada colaborador da organização, pois são muito bem definidas.

* Por produto – Uma característica marcante deste tipo de modelo deorganização é o fato de a Empresa trabalhar com diversos produtos ou serviços que necessitam de atenção individual, por isto setoriza-se um por um, determinando a responsabilidade a cada unidade de trabalho. Este modelo é capaz de atender necessidades específicas de planejamento, fabricação e distribuição dos diferentes produtos/serviços.
O colaborador tende a se “especializar” naquele determinadoproduto, tendo assim um foco reforçado no cliente. Por exemplo: P&G » Seda, Pampers...

* Por cliente – Lembra um pouco o modelo por produto pelo fato de os clientes terem necessidades distintas assim como alguns produtos/serviços citados no item anterior também. Sempre que houver alguma diferença marcante entre os clientes, seja por volume de compras, características especiais, existeessa tendência para esse modelo. Por exemplo: Na empresa que a minha mãe trabalha eles adotam esse estilo de organização, fazem equipes de acordo com a Empresa que estão prestando serviço. Cada setor oferece atenção exclusiva ao seu cliente.

* Geográfica – Este modelo adota “cada pedacinho” do mapa, ou seja, Estado ou País como sua unidade de trabalho. O critério geográfico é usado porEmpresas que operam em grandes áreas ou locais diferentes e com isto alocam a cada local os recursos necessários. Nível Hierárquico:

i. 1 º nível: Cada território torna-se virtualmente uma empresa distinta. É o que acontece na grandes multinacionais, cada local é um setor.

ii. Abaixo do Administrador Principal: É normal usar cada território para delegar cada área de venda, por exemplo,principalmente quando a Empresa concentra as suas atividades em um lugar, uma matriz.

* Por processo – Neste caso trabalha-se com metas, orçamentos, encomendas, e etc. Por serem atividades temporárias ou não, e por terem como objetivo de fornecer um produto ou um serviço cria-se organizações “temporárias” para aquele determinado projeto. Por muitas vezes as Empresas preferem contratar prestadoresde serviços pelo tempo do projeto para não ter que deslocar um funcionário de outra função.

2) Diferencie Centralização e Descentralização.

Como o próprio nome já diz, centralização é quando a autoridade está centralizada em uma, ou poucas, pessoas, e por isto é uma organização centralizada. E quando o poder está distribuído a organização é descentralizada, isto é, quando oscolaboradores de um certo cargo delega parte de sua atribuição para terceiros.
3) Explique Autoridade e os tipos de poder.

Autoridade é o direito legal que os chefes ou gerentes têm de dirigir ou comandar os integrantes da sua equipe, com outras palavras, é o poder exercido por uma pessoa que esteja em um cargo acima, e junto com a autoridade vem a responsabilidade para com seus funcionários e suasfunções. Dois conceitos do processo:

i. Hierarquia: Se divide em níveis. Esta disposição determina a autoridade de um nível superior sobre o inferior. Independente de nível um reporta-se ao outro por terem responsabilidades inversamente iguais.

ii. Amplitude de controle: É o número de pessoas que integram a equipe de um gerente, sobre os quais ele tem autoridade ou supervisiona.
*...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRINCIPIO DE GESTAO
  • Principios de Gestao
  • Principios da gestão
  • Principios de Gestão
  • Princípios de Gestão
  • Princípios de gestão
  • Princípios de Gestão
  • Principios de gestao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!