Princípios de Administração Científica

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Desenvolvimento

Frederick Winslow Taylor
Primeiramente irei apresentar parte da vida e obra de Frederick Winslow Taylor, junto com o conteúdo de sua obra Administração Científica e o significado de seus trabalhos.
Frederick Winslow Taylor nasceu em Germantown, subúrbio de Filadélfia, Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no dia 20 de março de 1856. Foi o iniciador daeficiência industrial, sendo chamado, com inteira justiça, o "Pai da Organização Científica do Trabalho". Contribuiu de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século XX.
Quando jovem, matriculou-se na Philips Exeter Academy, onde se preparou para o exame vestibular, pois era desejo dos seus pais que fosse a Boston para se formar em Leis, na Universidade de Harvard.
Alguns biógrafosafirmam que Taylor era tão estudioso que não pode realizar o desejo de se tornar advogado, pois passava muito tempo a vista nos estudos. Largou os livros com dezoito anos e foi trabalhar em uma oficina mecânica como aprendiz, onde trabalhou em máquinas-ferramentas e na fabricação de modelos.
Em 1878, aos vinte e dois anos, ocupava o cargo de contador da firma Midvale Steel Company. Logodepois subiu de cargo para mestre dos tornos e após isso, foi promovido a chefe da seção
Naquela época estava em moda o sistema de pagamento por peça. Todo novo trabalhador, ao ingressar na fábrica, era instruindo pelos companheiros sobre a função no trabalho que devia fazer e advertido de que, se não obedecesse a essas funções, seria substituido em pouco tempo.
Obteve permissão doengenheiro William Sellers, presidente da Midvale Company, para investir algum dinheiro no estudo minucioso e científico do tempo necessário para fazer diversas classes de trabalho. Sellers concedeu o que desejava mais por seu êxito no trabalho que por outra razão, pois não acreditava que o estudo científico desta classe desse resultados de maior valor.
Mas foram tão surpreendentes, sérios eaproveitáveis os resultados que Taylor obteve, que recebeu autorização necessária para continuar com suas investigações durante vinte e seis anos. O estudo dos tempos foi iniciado nas oficinas Midvale Company, por Taylor, em 1881.
Em 1896, quando entrou na Bethiehem Steel Works, impôs-se o dever de aperfeiçoar os métodos dos diversos setores da fábrica. Lutou pra apricar as conclusões de suasexperiências, o que conseguiu após vencer incompreensões. Três anos depois, Taylor fazia com 140 homens o trabalho que antes necessitava de 400 a 600.
Em 1906, eleito presidente da American Association of Mechanical Engineers, foi deixando os negócios, que acabou abandonando completamente.
Em 1911, Publicou o livro Principles of scientific management (Princípios de administraçãocientífica). Poucos anos após seu lançamento, a obra adquiriu fama mundial, e já se encontrava traduzida em diversas línguas.
Em março de 1915, quando viajava para Middle West, contraiu a doença da qual logo depois veio a falecer.
Com a obra de Taylor, a produção econômica recebe uma base nova. Tentou reduzir cada arte manual, ou ofício, a movimentos elementares que pudessem ser exatamentecronometrados, descritos e ensinados a qualquer pessoa.
Taylor, no início, cuidava apenas dos processos. Mais tarde, com a consolidação de seus métodos, após os bons resultados obtidos da experimentação, chegou à caracterização dos princípios baseados na preocupação da observação científica, dos fatos que diante dele se apresentavam. Eis os três princípios dessa fase:
1. Atribuir a cadaoperário a tarefa mais elevada que lhe permitisse as aptidões.
2. Solicitar a cada operário o máximo de produção que pudesse esperar de um trabalhador hábil de sua categoria.
3. Que cada operário, produzindo a maior soma de trabalho, tivesse uma remuneração adequada, ou seja, 30 a 50 por cento superior à média dos trabalhadores de sua classe.
Mais tarde, Taylor evidenciou de forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Princípios da administração científica
  • Princípios da administração científica
  • Princípios de administração científica taylor
  • Principios de administração cientifica
  • Principio de administração cientifica
  • Princípios da administração científica
  • Princípios de administração científica.
  • Princípios da Administração Científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!