Princípios da contabilidade

Páginas: 2 (365 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
TEORIA DA CONTABILIDADE


Princípio da entidade

Exemplo: A contabilidade de uma empresa não deve se misturar com a de sócios. Portanto, a empresa deve registrar somente fatos que se refiram aseu patrimônio. Por exemplo, não deve registrar com desp. da empresa a conta de telefone particular do sócio.

Princípio da continuidade

Exemplo: A Contabilidade atua pressupondo que a empresa nãoserá instinta. Portanto terá continuidade e mesmo diante do fim da mesma, do encerramento da continuidade a contabilidade assume esta postura prevendo seu encerramento e perdas.

Princípio doregistro pelo valor original

Exemplo: Os registros são feitos na devida tempestividade (data correta de aquisição, independente do pagamento) e pelo valor de aquisição ou fabricação. Ou seja, Registroum produto adquirido por 100 a prazo. No Estoque por este valor e no passivo a dívida gerada. Exemplo2: o contador Sr. Manoel deve registrar os fatos contábeis de encerramento da empresa X, na data desua ocorrência, de maneira íntegra e tempestiva, para que seus usuários, com base nessas informações, também registrem esses fatos nas suas empresas.

Princípio da Atualização Monetária

Exemplo:fere-se ao ajuste dos valores dos componentes patrimoniais, pela legislação brasileira a correção só ocorre se no último triênio (3 anos) a inflação acumulada for de 100% ou mais. Exemplo: A inflaçãodos últimos 3 anos foi de 105% Logo, o valor de estoque que é 100 passa a ser corrigido para 205 (variou mais 105%).

Princípio da Oportunidade

Exemplo: Refere-se ao momento em que devem serregistradas as variações patrimoniais. Exemplo, as provisões para férias e 13º Salários são feitas mensalmente mesmo sendo despesas futuras.

Princípio da Competência

Exemplo: Despesas e receitasdevem ser contabilizadas quando efetivamente realizadas e não quando pagas ou recebidas. Exemplo:
Venda a prazo em janeiro para receber em março. Embora não recebida esta venda é receita de Janeiro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principios de contabilidade
  • Princípios da contabilidade
  • Principios da contabilidade
  • Principios da Contabilidade
  • Princípios da Contabilidade
  • PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE
  • principios da contabilidade
  • Principios da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!