Princípios contabeis

Páginas: 12 (2958 palavras) Publicado: 30 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

No Brasil o Conselho Federal de Contabilidade publicou no inicio da década passada, através da resolução CFC 750/93, os Princípios Fundamentais da Contabilidade, a serem seguidos pelos profissionais em exercício no território brasileiro. Os Princípios Fundamentais da Contabilidade determinam o comportamento do profissional da área contábil diante dos atos e fatos administrativosocorridos nas empresas e espelham o entendimento da categoria frente àqueles eventos. Em função disso, a sua aplicação plena e correta proporciona a divulgação de informações societárias com melhor qualidade e maior clareza, em especial para os interessados nas informações divulgadas pelas companhias abertas.

CONCEITO DE PRINCÍPIOS CONTABEIS

Princípio são os verdadeiros pilares do sistema denormas, que estabelecerá regras sobre apreensão, o registro, relato, demonstrações e variações sofridas pelo patrimônio.
Os princípios como preceitos básicos e fundamentais de um corpo de doutrinas, são imutáveis, a quaisquer que sejam as circunstâncias de tempo e lugar em que sejam aplicados, não são estabelecidos por doutrinadores ou por profissionais, pois já são intrínsecos a própria naturezada doutrina contábil, precisando ser identificados e respeitados.
Tendo a finalidade de alcançar seus objetivos de forma a orientar, com clareza, precisão e eficiência, sobre a situação e variações patrimoniais da Entidade a que se aplica.

PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

A Resolução CFC nº 750, de 29 de dezembro de 1993, estabeleceu a obrigatoriedade no exercício da profissãocontábil da observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Esses princípios representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante no universo científico e profissional do nosso País. Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.

OsPrincípios Fundamentais de Contabilidade são:

1. O da Entidade;
2. O da Continuidade;
3. O da Oportunidade;
4. O do Registro pelo Valor Original;
5. O da Atualização Monetária;
6. O da Competência;
7. O da Prudência;

1 – O Princípio da Entidade

O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar deum Patrimônio particular de uma pessoa física, independentemente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais, do conjunto de pessoas jurídicas, sem considerar se a finalidade é ou não a obtenção de lucro. O patrimônio da empresa jamais se confunde com o dos seus sócios. A contabilidade da empresa registra somente os atos e os fatos ocorridos que se refiram ao patrimônio da empresa e não osrelacionados com o patrimônio particular de seus sócios. Não se misturam transações de uma empresa com as de outra, mesmo que ambas sejam do mesmo grupo empresarial, é respeitada a individualidade.

2 – O Princípio da Continuidade

A continuidade ou não de uma Entidade, deve ser considerada quando da classificação e avaliação das variações patrimoniais. Essa continuidade influência o valoreconômico dos ativos e, em muitos casos o valor e o vencimento dos passivos, principalmente quando a extinção da sociedade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

Sempre quando forem apresentadas as Demonstrações Contábeis (Balanço Patrimonial, DRE, etc.) e, nessa data ser conhecido como um fato relevante que irá influenciar na continuidade normal da empresa, esse fato deverá ser divulgadoatravés de Nota Explicativa, a aplicação desse principio está intimamente ligada à correta aplicação do Principio da Competência, pois se relacionam diretamente à qualificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

3 – O Princípio da Oportunidade

Refere-se ao momento em que devem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principios contábeis
  • Principios contabeis
  • Princípios contábeis
  • Principios contabeis
  • Princípios contábeis
  • Princípios contábeis
  • principios contabeis
  • Princípios contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!