Princípios contábeis

Páginas: 14 (3363 palavras) Publicado: 16 de abril de 2013
Sumário
Introdução 3

1. Princípios Contábeis 3

1.1 Princípio da Entidade 3

1.2 Princípio da Continuidade 3

1.3 Princípio da Oportunidade 3

1.4 Princípio do Registro pelo Valor Original 3

1.5 Princípio da Atualização Monetária 3

1.6 Princípio da Competência 3

Princípio da Prudência 3

2. Convenções Contábeis 3

2.1 Consistência 3

2.2Conservadorismo 3

2.3 Materialidade 3

2.4 Objetividade 3

3.Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis 3

3.1 Compreensibilidade 3

3.2 Relevância 3

3.3 Confiabilidade 3

3.4 Adequada Representação 3

3.5 Primazia da Essência sobre a Forma 3

3.6 Neutralidade 3

3.7 Integridade 3

3.8 Comparabilidade 3

4. Limitações na Relevância e na Confiabilidadedas Informações 3

4.1 Tempestividade 3

4.2 Equilíbrio entre Custo e Benefício 3

4.3 Equilíbrio entre Características Qualitativas 3

4.4 Visão Verdadeira e Apropriada 3

Conclusão 3

Bibliografia Básica 3

Bibliografia Complementar 3





Introdução




Os Princípios Contábeis são as normas a serem atentadas pelos profissionais durante o exercício da profissão.No Brasil O Conselho Federal de Contabilidade através da resolução 530/81, o tema dos princípios contábeis começou a ser abordados, e fora substituída pela resolução 750/93 com objetivo de acompanhar a evolução da contabilidade.
Para atender às normas internacionais de contabilidade, o Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução nº 1282/10, atualiza e consolida considerando anecessidade de manutenção da Resolução CFC n.º 750/93, que foi e continua sendo referência para outros organismos normativos e reguladores brasileiros, nesse novo cenário convergido, o alicerce para o julgamento profissional na aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade
O tema abordado nesse trabalho são Princípios de Contabilidade, suas características Qualitativas das Demonstrações Contábeis, ea importância de seu uso padronizado entre regras e normas contábeis aceitas mundialmente, de acordo com a exigência atual do mercado, em obter informações rápidas e seguras para a tomada de decisão.
.
















1. Princípios Contábeis
1.1 Princípio da Entidade
O Princípio da entidade reconhece o patrimônio como sendo algo que deverá ser diferenciado dopatrimônio particular do proprietário ou dos sócios, não devendo-se portanto confundir a pessoa jurídica com a pessoa física, não admitindo-se o uso dos bens e direitos da instituição para benefício de si próprio, colocando assim em risco o patrimônio da organização e a sua continuidade.

1.2 Princípio da Continuidade
O Princípio da Continuidade prevê a entidade como sendo algo contínuo edefinido, mantendo suas atividades linearmente ao longo de toda a sua existência sem prazo de extinção, devendo-se manter assim até que se haja evidências fortes o bastantes para sua redução gradativa e possível desaparecimento. Se tal intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis têm que ser preparadas numa base diferente e, nesse caso, tal base deverá ser divulgada.

1.3 Princípio daOportunidade
O Princípio da Oportunidade refere-se aos registros contábeis que deverão ser lançados contabilmente após o fato, de modo correto e imediato. Reconhecer o ativo e o passivo independente de existir documentos concretos que os comprovem, existindo a possibilidade de estimativas razoáveis, objetivas e técnicas para os respectivos lançamentos, visando impreterivelmente evitar osreconhecimentos impróprios dos débitos e créditos ocorridos.

1.4 Princípio do Registro pelo Valor Original
Os bens das entidades deverão ser registrados conforme os valores que foram adquiridos exteriormente, contabilizados em moeda corrente vigente no país, que serão mantidos quando avaliados posteriormente, inclusive se ocorrerem agregações ou decomposições no interior da entidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principios contábeis
  • Principios contabeis
  • Princípios contábeis
  • Principios contabeis
  • Princípios contábeis
  • principios contabeis
  • Princípios contábeis
  • Princípios Contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!