Princípios contábeis

Páginas: 5 (1230 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2013
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS E ÉTICA PROFISSIONAL
Alessandra Valquiria Sales Nunes

RESUMO: Este estudo mostra a importância da ética profissional ligada aos princípios contábeis, destacando a contribuição para o desenvolvimento da empresa utilizando a correta aplicação do Código de Ética do Profissional Contábil. Considerando o uso dos princípios contábeis como obrigatório na atuação do profissional,entende-se que são pré-requisitos importantes na sua formação. Fundamentado nas regras do Conselho Federal de Contabilidade, trata do dever do contador perante ao exercício da sua profissão, lembrando que por trabalhar com o patrimônio de terceiros, a má conduta poderá denegrir a imagem de toda a classe contábil, trazendo grandes perdas.

PALAVRAS-CHAVE: Princípios Contábeis; ÉticaProfissional; Código de Ética.

INTRODUÇÃO
A Contabilidade é uma área de atuação de extrema importância, pois desde a sua origem temos o intuito de controlar o patrimônio. Sendo assim, com a evolução da sociedade, a necessidade de administrar e contabilizar as riquezas trazem ao profissional contábil a responsabilidade de exercerem sua profissão de maneira eficaz, transparente e confiante.
Para guiar osprofissionais da classe a apresentar informações corretas aos seus usuários, surgiram os Princípios Fundamentais da Contabilidade, que seriam uma maneira de nortear o bom andamento da prática contábil.
Além disso, como toda categoria profissional, o contador possui o seu Código de Ética, para regulamentar os atos dos membros que compõe a classe, sendo que o seu descumprimento poderá gerarpunição aos envolvidos e situações de má-fé.
Com isso, percebemos que os Princípios Contábeis estão inteiramente ligados a ética profissional, e essa ligação traz grandes contribuições para o desenvolvimento de uma empresa.
Desta forma, uma discussão que se torna interessante é: Qual a contribuição dos Princípios Contábeis para o desenvolvimento de uma empresa?
A intenção desse estudo é verificar aimportância da aplicação dos princípios contábeis e éticos do contador, listando tais princípios identificando na literatura o histórico dessa discussão. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, a observância dos Princípios Contábeis é obrigatória no exercício da profissão. Sendo
assim, podemos considerá-los como pré-requisitos importantes na formação profissional e na atuação docontador, já que a atividade contábil diz respeito à caracterização do patrimônio da entidade, e resulta em informações úteis para a tomada de decisões.
Por trabalhar com o patrimônio de terceiros, a classe contábil precisa ser dotada de responsabilidade, fazendo a correta aplicação do código de Ética, pois uma má conduta pode trazer perdas irrecuperáveis e denegrir a imagem de toda a classe.
Acontribuição dos Princípios Contábeis não se limita apenas ao que não deve ser realizado, mas também nas possibilidades de ampliação do patrimônio. Portanto o profissional deve saber qual é a conduta ética adequada para a realização do seu trabalho, seguindo orientações do Código de Ética do Profissional Contábil.
Para desenvolver essa discussão foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico,que segundo Marconi e Lakatos (2001), “trata-se do levantamento de toda a bibliografia já publicada em forma de livros, revistas, publicações avulsas em imprensa escrita, documentos eletrônicos. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto, com o objetivo de permitir ao cientista o reforço paralelo na análise de suas pesquisasou manipulação de suas informações.” Foi elaborada a coleta de documentos, o Código de Ética do Profissional contábil e as Normas Brasileiras de Contabilidade e a análise foi realizada a partir da busca na literatura, livros, revistas, artigos publicados.

REFERENCIAL TEÓRICO
Os estudos atuais sobre a contabilidade pressupõe a conceituação de termos importantes para área, entre eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principios contábeis
  • Principios contabeis
  • Principios contabeis
  • Princípios contábeis
  • Princípios contábeis
  • principios contabeis
  • Princípios contábeis
  • Princípios Contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!