Princípios ativos

Páginas: 7 (1732 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
Princípios Ativos Nutritivos

Além de uma boa hidratação, a pele precisa de nutrientes, que também são perdidos através do metabolismo celular e fatores externos.
“Nutrir é devolver nutrientes vitais preservando a saúde celular; Repor nutrientes e substâncias recuperadores da camada hidro-lipídica protetora da pele.”
A evolução da cosmetologia deixou de fora o conceito de nutrição como sefosse um alimento cutâneo, surgindo outros termos para identificá-lo: revitalizador, bioestimulante, rejuvenescedor, etc, pois o termo nutrir é sinônimo não só de alimentar, mas também de fortalecer e manter.
São utilizados para tal fim as vitaminas (A e E), os hidrolisados de proteínas, os complexos herbáceos, os extratos glandulares e as substâncias capazes de prover energia para restabelecer oritmo de reações vitais (metabolismo cutâneo), tendo como conseqüência, maior elasticidade, melhora da circulação sanguínea e estímulo das atividades glandulares, sudoríparas e sebácea.
Alguns fatores biológicos influenciam na penetração/absorção do produto. São eles:
• Idade
• Local de aplicação (espessura)
• Hidratação
• Raça
• Sexo
• Integridade
• pH

Além do uso cosmético, érecomendável seguir uma boa alimentação, que é o meio mais importante para obtenção de nutrientes, além de uma boa ingestão de líquidos diariamente (em especial a água).
Entre os princípios ativos nutritivos, temos:
Aloe Vera (Babosa) –(Aloe Vera Lank, Aloe barbadensis Miller, Aloe vulgaris Lank). Propriedades regeneradoras, curativas, umectantes, lubrificantes e nutritivas. As folhas de Aloe Vera contémum tipo de gel e é essa substância que é utilizada pela medicina alternativa.

Aminoácidos do Leite: produtos obtidos através das transformações do leite. Possuem ação nutritiva, hidratante e emoliente. Utilizados em cremes nutritivos e produtos infantis.
Aminoácidos de Trigo: derivados do trigo, estimulam a síntese de proteínas totais, têm efeito nutriente e abastecedor das células, comelementos que estão ausentes ou insuficientes.
Aveia:
Colágeno: O Colágeno é uma proteína básica da estrutura orgânica do tecido conjuntivo. Sua função é garantir a flexibilidade, tonicidade e a elasticidade da pele.
O Colágeno Hidrolisável Hidrossolúvel é composto por aminoácidos livres, moléculas pequenas. Está ligado a uma molécula de água, o que assegura um real efeito hidratante, via mecanismo deretenção de moléculas de água, promovendo um aumento da turgescência (é o aumento de volume, por Osmose, de uma célula) e permitindo o retardamento na formação das marcas de expressão e rugas e a correção dos sinais de envelhecimento. Favorece a umectação da pele, Melhora a aparência, Devolve a elasticidade e a hidratação. Excelente efeito pós cirúrgico, reestruturador e recuperador celular.Ciclodextrinas de vitaminas A, C, E, F: moléculas de açúcares que funcionam como vetores das vitaminas, garantindo sua liberação gradual e maximizando a atividade regeneradora.
Cupuaçu: (Theobroma grandiflorum) Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia brasileira. a manteiga de cupuaçu é ótimo hidratante, graças à sua alta capacidade de absorção de água – duas vezes maior que a dalanolina –, o que possibilita a recuperação da umidade natural da pele. A manteiga de cupuaçu age sobre o tecido cutâneo, formando um filme protetor que impede a evaporação da água na pele. Emoliente, nutritivo e protetor.
Lipoproteínas de Trigo, Amêndoas e Aveia: têm ação reestruturante do estrato córneo, diminuindo as descamações. Lipoproteína é um conjunto de proteínas e lipídeos, arranjados deforma a aperfeiçoar o transporte dos lipídeos pelo plasma.
Lipossomal SOD: substância de ação anti-radicais livres. Funciona como reconstituinte da camada córnea. Utilizado em géis nutritivos.
Mel: (Apis mellifera) encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores. Substância com ação nutritiva, umectante e reparadora.
Óleo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • principios ativos
  • Principio Ativo
  • Principios ativos
  • Principios Ativos
  • principios ativos
  • Principio Ativo
  • Princípios ativos
  • principios ativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!