Princípio de Arquimedes

Páginas: 3 (580 palavras) Publicado: 4 de abril de 2014
Princípio de Arquimedes
OBJETIVO: Verificar a atuação do empuxo e assim determinar a densidade de um sólido.
EQUIPAMENTO UTILIZADO:
1 gancho
1 barbante
1 proveta
1 bloco de metal
1dinamômetro

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Esse experimento constitui em verificar o empuxo sofrido por um sólido submerso num fluido, que neste caso será a água, assim podendo obter o valor de sua densidade.Primeiro foi medida a força peso (FP) do bloco de metal com o dinamômetro e anotado, em seguida foi colocado sobre a bancada uma proveta, com escala de 100mL, e despejado dentro da mesma cerca de 41mLde água. Com ajuda do barbante e do gancho foi mergulhado o bloco dentro da proveta, com o dinamômetro foi medido a força peso do mesmo totalmente imerso no fluido (FP’), e viu-se que foramdeslocados 18mL de água, logo, 18mL é o valor do volume do bloco. Com os valores das respectivas forças pesos, (FP) e (FP’), é capaz de se calcular a densidade do sólido.

INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Contam oslivros, que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e paracima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo (E). Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso (FP), devida àinteração com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo (E), devida à sua interação com o líquido.
Quando um corpo está totalmente imerso em um líquido, podemos ter as seguintescondições:
1ª Se ele permanece parado no ponto onde foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual à intensidade da força peso (E = P);
2ª Se ele afundar, a intensidade da força de empuxo é menor doque a intensidade da força peso (E < P);
3ª Se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força peso (E > P) .
Para saber qual das três...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • princípio de arquimedes
  • Principio de arquimedes
  • Principio de arquimedes
  • Principio de Arquimedes
  • principio de arquimedes
  • Principio de arquimedes
  • Principio de Arquimedes
  • PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!