Princípio da Fungibilidade

Páginas: 2 (290 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Princípio da Fungibilidade

A lei nº 8.952, de 13.12.1994 trouxe para o ordenamento jurídico pátrio a possibilidade de existência do princípio da fungibilidade entre as tutelascautelares e, posteriormente a lei nº 10.444, de 7.5.2002 apresentou a fungibilidade entre as medidas cautelares e a tutela antecipada.
A aplicação do princípio da fungibilidade consisteprincipalmente permitir que um ato processual inadequado seja substituído por outro sem que isso cause prejuízo ao outro litigante. Com o princípio da fungibilidade fica comprovado opreceito de que o nomen júris não possui qualquer relevância ou importância para o julgamento do processo. Importante é que os elementos da ação estejam presentes, em harmonia, ou seja,partes, causa de pedir e pedido.
Fungibilidade é, na linguagem comum, o que se gasta ou consome com o primeiro uso. De acordo com o art. 85, do Código Civil de 2002, são bens fungíveis osmóveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. Conforme LAMY, “fungibilidade significa generalidade, sendo uma adjetivação que pode ter como sujeitosos bens jurídicos ou as prestações obrigacionais.
Consagrado no meio processual, o princípio da fungibilidade serve para auxiliar a parte que, de forma equivocada e sem má-fé processual,utilizou-se de um recurso para atacar uma decisão judicial, sendo o remédio processual interposto aceito pelos operadores do Direito como se o acertado fosse. O princípio dafungibilidade não está positivado explicitamente no nosso ordenamento jurídico, porém encontra correspondência no Princípio da Instrumentalidade das formas, que está consagrado nos arts. 154, caput5 e 244, 6 A fungibilidade representa um meio de racionalização do processo diante de uma crescente demanda pela efetividade e celeridade na prestação da tutela jurisdicional.
.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O princípio da fungibilidade
  • Princípio da Fungibilidade
  • Princípio da fungibilidade recursal
  • Princípio da fungibilidade dos recursos
  • O PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE E A TUTELA DE URGÊNCIA
  • Fungibilidade
  • Fungibilidade processual
  • Fungibilidade recursal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!