Primeiros Socorros Para Picadas De Cobras Pe Onhentas

1552 palavras 7 páginas
Primeiros Socorros para Picadas de Cobras Peçonhentas
Quando estamos em meio à natureza, em local selvagem (ou nem tão selvagem assim), dependendo do lugar, da época e do calor, é normal nos depararmos com alguns animais cruzando nosso caminho, especialmente cobras. Muitas delas são venenosas, e uma picada de cobra pode até mesmo ser fatal. Veja nesse artigo como identificar os tipos de cobras e como agir em cada caso.

Antes de falar das cobras, é importante explicar o que são animais peçonhentos: são aqueles que possuem estruturas como ferrões ou dentes para injetar a peçonha, que é uma toxina (ou uma mistura de várias toxinas) de origem exclusivamente animal cujo objetivo é alterar o metabolismo de outro ser vivo, por motivo de defesa ou alimentação.
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, animais peçonhentos e venenosos não são a mesma coisa. Um animal venenoso apenas produz uma substância tóxica (veneno), mas não tem como injetá-la dentro de outro animal. Nesses casos, o envenenamento acontece de forma passiva, geralmente por toque, pressão ou ingestão do animal venenoso.
Já o animal peçonhento, como já falamos, é capaz de injetar a substância em outro ser vivo. Alguns exemplos de animais peçonhentos são aranhas, escorpiões, abelhas e cobras. Nesse artigo, abordaremos especificamente as cobras.

Como Identificar Se a Cobra é Peçonhenta
No caso de acidentes com cobra, a coisa mais importante é saber identificar se ela era peçonhenta ou não. Existem muitas formas de identificar: pelo formato da cabeça, estreitameto da cauda, etc. Mas existe uma dica que é a mais fácil e vale para todas as cobras peçonhentas, exceto a Cobra Coral Verdadeira. É simples assim:
Se a cobra for peçonhenta, ela terá um orifício (fosseta loreal) entre os olhos e a narina.

Se a cobra não tiver o orifício e não for uma Cobra Coral, a picada não trará qualquer risco de vida.
No entanto, se você identificar que a cobra é venenosa, será preciso procurar ajuda médica com urgência.

Relacionados