Primeiros Socorros Para Picadas De Cobras Pe Onhentas

Páginas: 7 (1552 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015
Primeiros Socorros para Picadas de Cobras Peçonhentas
Quando estamos em meio à natureza, em local selvagem (ou nem tão selvagem assim), dependendo do lugar, da época e do calor, é normal nos depararmos com alguns animais cruzando nosso caminho, especialmente cobras. Muitas delas são venenosas, e uma picada de cobra pode até mesmo ser fatal. Veja nesse artigo como identificar os tipos de cobras ecomo agir em cada caso.

Antes de falar das cobras, é importante explicar o que são animais peçonhentos: são aqueles que possuem estruturas como ferrões ou dentes para injetar a peçonha, que é uma toxina (ou uma mistura de várias toxinas) de origem exclusivamente animal cujo objetivo é alterar o metabolismo de outro ser vivo, por motivo de defesa ou alimentação.
Diferentemente do que muitaspessoas imaginam, animais peçonhentos e venenosos não são a mesma coisa. Um animal venenoso apenas produz uma substância tóxica (veneno), mas não tem como injetá-la dentro de outro animal. Nesses casos, o envenenamento acontece de forma passiva, geralmente por toque, pressão ou ingestão do animal venenoso.
Já o animal peçonhento, como já falamos, é capaz de injetar a substância em outro servivo. Alguns exemplos de animais peçonhentos são aranhas, escorpiões, abelhas e cobras. Nesse artigo, abordaremos especificamente as cobras.

Como Identificar Se a Cobra é Peçonhenta
No caso de acidentes com cobra, a coisa mais importante é saber identificar se ela era peçonhenta ou não. Existem muitas formas de identificar: pelo formato da cabeça, estreitameto da cauda, etc. Mas existe uma dica que é a maisfácil e vale para todas as cobras peçonhentas, exceto a Cobra Coral Verdadeira. É simples assim:
Se a cobra for peçonhenta, ela terá um orifício (fosseta loreal)
entre os olhos e a narina.
 

Se a cobra não tiver o orifício e não for uma Cobra Coral, a picada não trará qualquer risco de vida.
No entanto, se você identificar que a cobra é venenosa, será preciso procurar ajuda médica com urgência.Nesse caso, é importante tentar identificar qual o gênero de cobra peçonhenta (Jararaca, Cascavel, Surucucu ou Coral Verdadeira). Se você não souber identificar, o ideal seria capturar e levar ela junto ao hospital (viva ou morta). Normalmente a captura é arriscada, por isso uma alternativa é fotografar ou filmar o animal (pode ser com o celular mesmo!). Isso já irá ajudar na identificação dogênero para que a vítima receba o soro mais apropriado.

Tipos de Cobras Peçonhentas
Como comentamos antes, há quatro tipos de cobras peçonhentas que podem causar acidentes no Brasil:
Jararacas
São cobras do gênero Bothrops. Existem diversas espécies de Jararacas e elas são facilmente encontradas por todo o país. Todas são peçonhentas e as espécies mais causadoras de acidentes no Brasil. Se não houveraplicação de soro, a taxa de mortalidade é estimada em 7%. Mas, com uso de soro antiofídico e tratamentos, a taxa pode ser reduzida para 0,5% a 3%. Os acidentes causados por cobras do gênero Bothrops são chamados Acidentes Botrópico.
Identificação: Como existem muitas espécies de Jararacas, a variação nos padrões de escamas e no tamanho pode variar muito (de 70 cm a 2 m de comprimento). Geralmenteo corpo tem tonalidades de bege, com umas marcações em forma de “X” em preto ou marrom, mas há variações nos padrões geométricos e cores.

Sintomas: A picada causa dor imediata e inchaço no local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos orifícios da picada. Pode ocorrer ainda sangramento bocal (nas gengivas) e, se a busca apelo atendimento não for rápida, a vitima pode expelir sanguetambém pela urina. Pode levar a complicações como insuficiência renal e necrose no local da picada.

Cascavel
São cobras do gênero Crotalus e Sistrurus. Popularmente conhecidas por terem um “chocalho” no final da cauda. São encontradas em toda América, preferencialmente em regiões secas, áreas pedregosas e arenosas. A cascavel só ataca se sentir-se ameaçada, primeiramente ela usa o chocalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeiro Socorros Picada De Animais Pe Onhentos
  • Cobras primeiros socorros
  • Primeiros socorros para vítimas de picadas de escorpiões e aranhas
  • Picadas de cobra
  • picadas de cobras
  • Picadas de cobras
  • Primeiros socorros em afogamentos,trabalho de parto e picadas de animais peçoentos
  • mordedura e picada de cobra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!