Primeiros socorros no esporte

Páginas: 8 (1786 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
Introdução
Sabemos que praticar esportes não é simplesmente acordar um dia e resolver ser um atleta. Praticar esportes necessita de um preparo antes, para conseguir aguentar toda a intensidade que um esforço físico intenso proporciona. Muitas pessoas não possuem um físico adequado e nem um organismo preparado para a realização de alguns exercícios e acabam sofrendo lesões e contusões sérias.Outros acabam passando mal, tendo o conhecido mal súbito, que leva muitos atletas a morte, principalmente os jogadores de futebol. Isso acontece na maioria das vezes com jogadores de futebol, pois é um esporte que exige muito preparo físico de alguém. Em um jogo é necessário ter um ótimo condicionamento cardiovascular e cardiorrespiratório, para aguentar correr muito, fazer passes, sem perder ofôlego. Outro motivo para ser um dos esportes que mais causa mortes, é porque os atletas além de fazer um extremo esforço, ainda podem se chocar entre eles ou cair batendo a cabeça, coisa que acontece bastante.
Mesmo que não haja paramédicos no local, é preciso ter alguém que saiba os primeiros socorros, para que em qualquer caso de emergência, possa agir e ajudar alguém que passe mal por causa daprática esportiva.
É importante saber como socorrer um atleta ao vê-lo passando mal. Muitos atletas passam dos limites ou acabam se esforçando demais e isso acaba prejudicando-o no momento do esporte.
Primeiramente, para iniciar um jogo seja de qualquer esporte, é obrigatório ter uma ambulância de prontidão para caso aconteça algo com os atletas. Além disso, existem os instrumentos básicos parasocorrer uma contusão muscular, por exemplo, que é o gelo e o spray, que servem para aliviar a dor de modo imediato. Em jogos de futebol, é obrigatório ter um desfibrilador ao lado do campo, para no caso de mal súbito de jogadores, pois já aconteceu muito e por falta do desfibrilador, alguns jogadores vieram a óbito.
É preciso também que tenha paramédicos por perto que saibam tudo de primeirossocorros, para que possam ser realizadas massagens de reanimação em casos de paradas cardiorrespiratórias. Além de todas essas precauções, um bom aquecimento e alongamento antes da prática de qualquer exercício é fundamental.







Desenvolvimento

Consideramos o tempo como fator preponderante no salvamento efetivo de vidas. Em razão de que a grande maioria da população não detémconhecimento técnico na área de atendimento de emergência, costumeiramente nada é realizado entre o momento do ocorrido até a chegada das equipes de socorro. Tal lapso de tempo pode significar a diferença entre a vida ou a morte do ser humano. Por tanto, é fundamental que o educador físico esteja altamente capacitado para intervir de forma correta e precoce em situações de emergências, possibilitando aredução de seqüelas, o aumento da sobrevida e o retorno precoce dos acidentados as atividades esportivas ou diárias.
Questões aparentemente simples podem ser fundamentais, quando se trata de uma situação inesperada, de se prestar primeiros socorros, e que é uma condição freqüente para o profissional de Educação Física e Esporte. Podemos dizer que o destino do acidentado está nas mãos de quem faz oprimeiro socorro, neste caso o professor de educação física.
Os acidentes não escolhem hora e lugar para acontecer, por isso deve-se ter o mínimo de conhecimento em primeiros socorros. Nem todos os professores ou técnicos tem um conhecimento apropriado sobre primeiros socorros, geralmente estes professores ou técnicos quando se deparam com uma situação de emergência em sua aula, não sabem comoproceder e geralmente optam por não fazer nada até que sejam obrigados, ainda que isso ocorra basicamente, porque estes profissionais não se sentem confiantes para prestar os primeiros socorros, infelizmente, essa situação acaba se tornando comum.
Existem alguns princípios básicos no momento de atender alguém em risco iminente, como o caso de saber avaliar os aspectos de segurança, como em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeiros socorros no esporte
  • primeiros socorros no esporte
  • Primeiros socorros no esporte
  • Primeiros socorros dentro do Esporte
  • Primeiros socorros no esporte, acidentes, contusões
  • Primeiros socorros no esporte, acidentes, contusões
  • Primeiros socorros
  • Primeiros socorros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!