Primeiros Socorros-hipertensao

Páginas: 11 (2581 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
TRABALHO
DE
PRESTAÇÃO
DE
PRIMEIROS
SOCORROS










O que é hipertensão?

A hipertensão é uma enfermidade crônica que tem como principal característica o aumento dos níveis da pressão sanguínea dentro das artérias. Isso acaba por fazer com que o coração tenha de se esforçar muito mais do que o normal para manter o sangue circulando pelos vasos sanguíneos. Essa maior pressãopode ser acarretada por diversos fatores, que vão desde aos aspectos emocionais, até aos relacionados aos hábitos alimentares do indivíduo.
É também popularmente conhecida pelo nome de “pressão alta”, e acontece ao menos 20% da população brasileira. Quando focamos nas pessoas com obesidade, esse índice sobe para 50%, o que só reforça, como os hábitos alimentares também tem forte influencia nessetipo de problema.

O que é pressão arterial sistólica e diastólica, ou máxima e mínima

A pressão arterial máxima corresponde à medida obtida assim que o coração bombeia todo o sangue para a circulação, que ocorre na sístole, ou seja, fase em que o coração se contrai. Quanto maior a força de contração maior será a pressão máxima. Porém as artérias se dilatam discretamente acomodando o sangueque foi bombeado para o coração e é por esse motivo que essa pressão arterial máxima habitualmente não atinge valores muito elevados, em decorrência da capacidade elástica das artérias. Existe também a pressão mínima que é medida na fase que corresponde ao relaxamento do coração, ou seja, na diástole, essa pressão mínima poderá ser maior ou menor dependendo do estreitamento das arteríolas, que sãoresultado das ramificações das artérias maiores.

Classificação da hipertensão

A hipertensão pode ser classificada em três tipos diferentes, de acordo com os níveis da pressão arterial do individuo. É de acordo com essa classificação, que se consegue determinar qual o risco de morte cardiovascular do paciente, que pode variar de leve, moderado, alto ou muito alto.
A hipertensão de estágio I éaquela que varia entre os níveis de medição que vão de 14 por 9 até 16 por 10.
A hipertensão de estágio II é aquela que varia entre os níveis de medição que vão de 16 por 10 até 18 por 11.
A hipertensão de estágio III é aquela cujos níveis de medição já se encontram acima de 18 por 11.






Fatores determinantes para a hipertensão

Dentre os fatores considerados determinantes, ahereditariedade responde por 90% dos casos de hipertensão, já que ela pode ser herdada dos pais. Os 10% restantes se dividem em situações onde a hipertensão está relacionada à outra doença, que pode ser um distúrbio em geral uma glândula endócrina suprarrenal. Problemas com a tireoide também podem acarretar hipertensão nos indivíduos. Outros fatores importantes que podem ser determinantes para casos dehipertensão são relacionados aos hábitos do individuo. Dentre eles se destacam os seguintes:
Ser fumante:
Consumir bebidas alcoólicas de modo excessivo;
Ser obeso;
Passar por situações de estresse;
Consumir grandes quantidades de sal em sua dieta;
Não praticar atividades físicas;
Dormir mal;
Apresentar níveis altos de colesterol ruim (LDL);
Ter diabetes.
Outro fator determinanteimportante para causar hipertensão é a idade, que quanto mais avançada for, maiores chances trarão ao individuo de apresentar quadro hipertensivo. Isso porque com o passar dos anos as artérias acabam por envelhecer também, juntamente com o corpo, apresentando menor capacidade de dilatação. Por esse motivo, a incidência da hipertensão entre pessoas com mais de 50 ou 60 anos sobe para 70%.

Sintomas dahipertensão

Identificar quando uma pessoa sofre de hipertensão pode ser tarefa simples, já que algumas características ficam evidentes, até mesmo para um leigo. Mas o problema é que a grande maioria desses sintomas e características que explicitam o problema só aparece quando a pressão já atingiu níveis muito altos. Por isso o problema é conhecido como “mal invisível“. Os principais sintomas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeiros socorros
  • Primeiros socorros
  • primeiros socorros
  • Primeiros Socorros
  • primeiros socorros
  • Primeiros socorros
  • primeiros socorros
  • Primeiros Socorros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!