PRIMEIRO TÍTULO E O GOL IMPROVÁVEL - Crônica Pebolística

5627 palavras 23 páginas
PRIMEIRO TÍTULO E O GOL IMPROVÁVEL - Crônica Pebolística
Primeira Parte: O Regionalismo
O primeiro título ninguém esquece, especialmente quando conquistado de maneira heroica, emocionante e depois de uma jornada difícil e muito disputada. Acompanhei, ainda menino, a gloriosa campanha do América no campeonato potiguar de 1967 e estive presente na sua histórica partida final.
O América após passar o período de 1959 a 1965 afastado da federação, voltou a disputar o campeonato de 1966, com um time montado às pressas e obteve um discreto terceiro lugar. Nesse ano, o ABC foi bi campeão.

Da esquerda para direita: em pé, Toinho Dantas,Erivan, Piaba, Nivaldo Dantas, Otávio e Jorge II; agachados, Rômulo Dias, Toinho de Macau, Elson, Irimar e Izulamar
As perspectivas para 1967 era de um campeonato muito concorrido. Além do ABC e Alecrim, as principais forças dos anos anteriores, também eram candidatos reais ao título o América, com o time, agora, melhor estruturado e o Riachuelo que conseguiu montar uma equipe forte, a partir do apoio do comando da Marinha de Natal. Então, dos 6 times inscritos, 4 lutavam para ser campeão. Apenas os simpáticos Atlético (o Moleque Travesso) e Ferroviário atuavam como coadjuvantes.
O ABC mantinha a base que conquistara o bicampeonato em 1966. Apresentava uma excelente defesa composta pelo eterno goleiro Erivan, os irmãos mossoroenses Toinho e Nivaldo, o grande capitão Piaba e o lateral Otávio. Na frente, o ABC contava com jogadores como Toinho de Macau, Izulamar e o artilheiro Dunga. O Alecrim tinha uma equipe repleta de grandes jogadores como o goleiro Manuelzinho, o clássico e folclórico zagueiro Jácio, o meio de campo João Paulo e os atacantes Zezé, Galdino e Capiba. O ABC terminou o campeonato de 1967 em terceiro lugar e o Alecrim em quarto.
O Riachuelo montou um excelente time com a defesa formada, normalmente, por Antônio José (o melhor goleiro do campeonato), pelos experientes Miltinho e Miro ("Cara de Jaca), pelo craque

Relacionados