Primeiro Mandamento Lei de Deus

Páginas: 5 (1055 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Primeiro Mandamento - Amar a Deus sobre todas as coisas

"AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O ENTENDIMENTO" (Mt 22,37)

I - “Adorarás o Senhor, teu Deus, e o servirás”
Deus se fez conhecer por sua ação todo-poderosa, benigna e libertadora. A primeira palavra contém o primeiro mandamento: “Adorarás o Senhor, teu Deus, e o servirás. (...) Nãoseguireis outros deuses" (Dt6,13-14).
O primeiro apelo de Deus ao homem é que ele o sirva e o adore. Este primeiro preceito abrange a fé, a caridade e a esperança.
FÉ : Nosso dever em relação a Deus é crer nele e dar testemunho dele. O primeiro mandamento também nos ensina a ser vigilantes em nossa fé e a rejeitar tudo que a contraria.
Formas de se pecar contra a fé :
Dúvida : é recusar ou hesitarem crer naquilo que Deus revelou.
Incredulidade : é se recusar totalmente a ter fé.
Heresia : é recusar, após o Batismo, em crer em qualquer verdade com a devida fé que se deve ter.
Apostasia : é o repúdio total da fé cristã.
Cisma : É se recusar a se sujeitar ao Sumo Pontífice ou à comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos.
Esperança : Quando Deus chama e se revela para o homem, estenão pode responder plenamente ao chamado por suas próprias forças. O homem deve esperar que Deus lhe dê a capacidade de corresponder a este chamado. É o aguardar confiante da benção divina e da visão que produz a felicidade de Deus; é também o temor de ofender o amor a Deus e de provocar o castigo.
Formas de pecar contra a Esperança :
Desespero : Quando o homem não acredita mais em sua própriaSalvação e nem nos meios de alcança-la.
Presunção : Quando o homem pensa que pode salvar a si mesmo pelo próprio esforço humano ou quando pensa em ser salvo sem esforço algum, acreditando na misericórdia divina.
Caridade : É amar a Deus acima de tudo, por Ele mesmo e por causa Dele. Pode-se pecar, contra o amor a Deus de diversas maneiras.
Alguns exemplos:
Indiferença, ingratidão, tristeza, aacídia ( = recusar a alegria que vem de Deus ) e por fim o ódio a Deus, considerando que Ele proíbe os pecados e impõe as penas.
II - "Só a Ele prestarás culto"
A virtude da religião nos deixa dispostos a prestar culto a Deus.
Formas de culto :
Adoração: é aceitar Deus como nosso Criador e Salvador, Senhor do mundo e tudo o que nele existe. "Amarás o Senhor, teu Deus, é só a Ele prestarasculto" (Lc 4, 8).
Oração: é a forma que temos de demonstrar a nossa adoração ao Senhor. Ex.: prece de louvor, de ação de graças, de intercessão e de súplica.
O Sacrifício: é justo oferecer sacrifício a Deus em sinal de adoração, reconhecimento, súplica e comunhão. É toda ação feita para se unir a Deus em Santa Comunhão e para ser feliz. O sacrifício perfeito foi aquele feito por Jesus Cristo na cruz,em oblação (= entrega) ao amor do Pai para nos salvar.
Votos e Promessas: Nós cristãos somos convidados a fazer promessas a Deus.
Promessa : podemos fazer promessas, por devoção a Deus, em forma de um ato, uma oração, uma esmola, peregrinação, etc... Ser fiel à estas promessas é demonstrar respeito a toda majestade divina do Senhor.
Voto : é uma promessa feita livre de um benefício qualquer. Éum ato de se consagrar a Deus ou lhe prometer uma obra boa. Ao cumprir seus votos, o cristão da a Deus o que lhe prometeu e lhe consagrou.
III - "Não terá outros deuses diante de mim"
O primeiro mandamento nos proíbe de prestar honra a outros deuses afora ao único e verdadeiro Deus. Temos então de tomar cuidado com a superstição e a irreligião. A primeira é um excesso perverso de religião e aoutra e o oposto, ou seja, a deficiência à virtude da religião.
Idolatria
Não podemos ter "ídolos" de ouro, nem prata, nem obras feitas pelos homens, nem o próprio homem. Esse ídolos são vãos e nos podem tornar vãos como eles. Idolatria é o ato de divinizar o que não é Deus. E isso infelizmente, ocorre quando o homem adora e venera uma criatura no lugar de Deus, quer sejam deuses ou demônios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS
  • Mandamentos da lei de deus
  • A IGREJA CATÓLICA MUDOU O 4° MANDAMENTO DA LEI DE DEUS!!
  • Mandamentos de Deus
  • Mandamentos de deus
  • MANDAMENTOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
  • Lei de Deus
  • A lei de deus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!