Primeiras civilizaçõs na gastronomia

1101 palavras 5 páginas
FACULDADE SERIGY
CURSO DE GASTRONOMIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA GASTRONOMIA
PROFa. LÚCIA DALBOSCO LINS

MEDIDA DE EFICIÊNCIA I UNIDADE
TEMA: PRÉ HISTÓRIA E AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
1- Banquetes – a função social
2- Alimentos e Bebidas do Antigo Egito.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO VALOR AVALIAÇÃO
Domínio do conteúdo 1,0
Recursos, 0,5
Apresentação escrita (conteúdo); 0,5
TOTAL 2,0
OBS.

INTRODUÇÃO
O banquete nas primeiras civilizações era uma reunião festiva de uma comunidade, um momento importante de uma cerimônia onde eram tomadas grandes decisões, celebração de vitória, festividades religiosas e festejos profanos. O banquete também aparece como uma das principais marcas da solidariedade, representando a união de um povo.
Nas paredes de câmaras mortuárias do Egito, desenhos figurativos mostravam como era a confecção dos alimentos, a caça, a pesca, a agricultura, a criação de animais, os utensílios de cozinha e alimentos que deveriam ser consumidos na “outra vida” (após a morte).
A partir de descobertas arqueológicas como, papiros e hieróglifos egípcios, textos literários e mitológicos religiosos da Suméria, Babilônia e Assíria foi possível traçar um perfil das preferências alimentares das primeiras civilizações.

CARACTERÍSTICAS GERAIS
1.Gastronomia e Paladar na Pré-História

Para entender como nasceu a gastronomia e suas inter-relações com outras culturas, precisamos voltar ao princípio da humanidade. Literalmente, à Idade da Pedra, no momento em que surgiu o homo sapiens, ou o homem moderno.
Desde os primórdios, o ser humano sentiu necessidade de se reunir em grupo. Como ser social e inteligente, desenvolveu normas para reger a vida em comunidade, consagrou costumes, crenças e também produziu arte. Entre os saberes passados de geração em geração, está a cultura ligada ao ato de caçar, de coletar e de como preparar os alimentos para compartilhá-los.
Há 500 mil anos, quando o homem dominou o fogo, estávamos ainda muito distantes de

Relacionados