Primeirao grupo de cátions

1218 words 5 pages
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
CAMPUS DE POMBAL

IDENTIFICAÇÃO DO PRIMEIRO
GRUPO DE CÁTIONS

ALUNOS: Sílvia Raphaele Morais Chaves
Elisângela Maria da Silva
Jucielio Calado Alves
CURSO: Engenharia Ambiental
DISCIPLINA: Química Analítica Experimental
PROFESSORA: Andréa Brandão

Pombal - PB
2009
INTRODUÇÃO
Quando se dispõe de uma amostra desconhecida, a primeira exigência é, geralmente, determinar quais as substâncias que nela estão presentes, a resolução deste problema esta no domínio da Química Analítica, onde os resultados são obtidos usando técnicas analíticas.
A técnica analítica está baseada na observação e utilização de certas propriedades dos elementos ou grupos químicos que permitem deduzir sua presença ou quantificação numa determinada amostra. As reações químicas são de grande importância analítica e constituem a base da metodologia. A análise analítica é um fator decisivo no processo das ciências, da indústria e da agronomia.
O procedimento para análise de uma amostra pode ser qualitativo, determinando a identidade dos constituintes presentes, ou quantitativo, determinando a quantidade de seus constituintes. A análise qualitativa inclui um grande número de diferentes métodos. O método utilizado no nosso curso envolve a análise de soluções através de reações químicas, como na determinação de cátions e ânions.
Para os fins da análise qualitativa, os cátions podem ser classificados em cinco grupos, tomando base sua peculiaridade com determinados reagentes seletivos, a classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes geralmente pela formação ou não de precipitados, pode-se dizer então que a classificação baseia-se nas diferentes solubilidades. Pelo emprego sistemático dos reagentes do grupo (que são específicos para cada grupo) pode-se tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions e

Related