Primeiraaula

1304 palavras 6 páginas
PRIMEIRA AULA DE ESTATÍSTICA II

1 Introdução

Consciente ou inconscientemente, a probabilidade é utilizada por qualquer indivíduo que toma decisões em situações de incerteza.
Conhecendo ou não regras para o seu cálculo, muitas pessoas interessam-se por eventos ligados às probabilidades. Isto pode ser comprovado pelo grande número de indivíduos que jogam em loterias, bingos, corridas de cavalo, etc.
Na verdade, as aplicações iniciais dos cálculos das probabilidades ocorreram em função de jogos de azar, no século XVI.
A utilização das probabilidades indica a existência de um elemento ao acaso, ou de incerteza, quanto à ocorrência ou não de um evento.
Por exemplo, se lançarmos uma moeda para o ar, de um modo geral, não podemos afirmar se vai dar cara ou coroa. A probabilidade nos indicará uma medida de quão provável é a ocorrência de um determinado evento. Como o próprio título sugere, neste tópico, pretende-se a determinação e o cálculo de medidas que forneçam o posicionamento da distribuição.
Situações em que se é desejável se ter uma medida de quão provável é a ocorrência de um evento futuro: lançamento de um produto, bons lucros em uma operação mercantil, chover amanhã à tarde, meu time ganhar o próximo jogo, malogro de uma safra, compra de ações, etc.
As asserções sobre probabilidade podem provir tanto de bases objetivas quanto subjetivas, podendo derivar tanto da experimentação quanto do raciocínio a priori. Dessa maneira, surgem as duas escolas no estudo das probabilidades.

2 Experiência Aleatória
Consideremos uma experiência comportando resultados imprevisíveis, ou seja, em cada repetição dessa experiência é impossível prever, com absoluta certeza, qual o resultado que será obtido, e mutuamente exclusivos, ou seja, a ocorrência de um deles exclui os demais.
Como exemplos deste tipo de experiência, podemos citar:
- lançamento de um dado ao acaso, cujos possíveis resultados são: 1, 2, 3, 4, 5, 6
- lance de uma moeda com os resultados: cara ou coroa.
Toda

Relacionados

  • Memorial
    1603 palavras | 7 páginas
  • Memorial de licenciada em letras
    2031 palavras | 9 páginas
  • tecnicas de vendas
    3889 palavras | 16 páginas
  • Plano de regencia
    9880 palavras | 40 páginas