"Primeira lição sobre direito", Paolo Grossi + Capítulo 1, "O processo", Kafka

493 palavras 2 páginas
"Primeira lição sobre direito", Paolo Grossi

O direito não pertence ao mundo dos signos sensíveis (é marcadamente imaterial), mas confia a eles a tarefa de comunicação: a cerca para definir os limites da propriedade, o prédio do consulado para definir sua extraterritorialidade.

Direito mostra-se: a) Misterioso: essa imaterialidade o afasta do homem comum (incompreensão), desconfiança b) Desagradável: "vem de alto e de longe"; revela-se como poder, comando autoritário, sanção e coerção, traduzidos nas figuras do policial e do juiz c) Realidade hostil, estranha e distante

Resultado: risco duplamente negativo 1) O difícil acesso ao cidadão que acaba, por isso, sendo prejudicado 2) O distanciamento e isolamento dos juristas em relação à "circulação cultural"

O processo, Kafka

Capítulo 1

a) Figura dos 3 moços: estudantes? Apenas olham, estudam elementos da cena, do contexto (avaliam fotografias, "olhavam em torno sem objetivo"). Seria uma critica no sentido de que estudamos todos os elementos, o desenrolar do processo, o processo em si, deixando de lado aquilo que seria o mais importante, o cerne da questão: a pessoa em si, já que é em função dela e em torno dela que toda a historia, todo o processo gira em torno, faz sentido. Seria, então, um estudo cego, ou melhor, deliberadamente cego?

b) Espetacularização: dois velhos e o homem que assistem do lado de fora

c) Quem são aqueles soldados e o inspetor? São realmente autoridades? Quem os autorizou estar alí fazendo aquilo?

d) Paralelo com A Fila: senhor K., na busca pela justificativa sobre o porquê estava detido, ele conversa com os soldados, com o inspetor e, apesar de se dizerem autoridades, nenhum é capaz de lhe responder suas perguntas. Meros reprodutores, executores de sentenças, de decisões.

e) Limitação intelectual dos guardas. Ainda assim, ele informa que vai sair do quarto em voz alta, o que de certa forma mostra que ele reconhece o direito de fiscalização do

Relacionados

  • Direito
    85146 palavras | 341 páginas