Primeira Guerra Mundial

Páginas: 8 (1945 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
Causas da Primeira Guerra Mundial
O imperialismo: as rivalidades entre as potências se aguçaram pelo choque de interesses na repartição de mercados e territórios coloniais.

A explosão dos nacionalismos: por um lado, as minorias nacionais europeias (poloneses, irlandeses, húngaros e grupos eslavos, como sérvios, croatas e eslovenos) passaram a lutar por independência contra as potênciascoloniais. Por outro lado, as potências manifestaram seu nacionalismo formando um sistema de alianças para se protegerem da expansão dos demais países. Os principais movimentos nacionalistas da Europa eram o pan-eslavismo, o pan-germanismo e o revanchismo francês.

O revanchismo francês: em 1870, na Guerra Franco-Prussiana, a França perdeu para a Alemanha a rica região da Alsácia-Lorena, criandodesde então um clima revanchista entre os franceses, que desejavam recuperar o território cedido. 
O pan-eslavismo: propunha a união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental (poloneses, tchecos, eslovacos, eslovenos, croatas, bósnios, sérvios etc). Foi liderado pela Rússia que no fundo pretendia garantir sua influência sobre essa região.
O pan-germanismo: liderado pela Alemanha,defendeu a formação de um bloco de países de origem germânica (holandeses, luxemburgueses, dinamarqueses, austríacos etc.)
O rompimento do equilíbrio europeu: após a sua unificação (1871), a Alemanha passou por um surto industrial. O crescimento econômico foi rápido e enorme, chegando a ameaçar a hegemonia britânica.

A crise no Marrocos: Alemanha e França disputavam o domínio do Marrocos (no norteda África). Em 1906, uma conferência internacional confirmou a “política de portos abertos” aos franceses e alemães, porém, com vantagens para os franceses. A Alemanha, descontente, promoveu conflitos em 1911 e recebeu da França parte do território do Congo, em troca de abandonar suas pretensões sobre o Marrocos. Os alemães, insatisfeitos, consideraram pequena a compensação. A França, por seulado, não se conformava com a perda de uma área colonial.

A crise dos Balcãs: a Sérvia defendia o ideal do pan-eslavismo e planejava formar a Grande Sérvia, que incorporaria as regiões eslavas (na época dominadas pelo Império Turco, em decadência). Porém, viu seus planos afetados em 1908, quando a Áustria-Hungria anexou a Bósnia e Herzegovina. Os sérvios, com o apoio dos russos, tentaram entãoconter a expansão do Império Áustro-Húngaro.

A política de aliança: às vésperas da Primeira Guerra Mundial, a Europa estava dividida em dois grandes blocos: a Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia) e a Tríplice Aliança, composta por Áustria-Hungria, Alemanha e Itália (que no início da guerra se manteve neutra e depois passa a apoiar os aliados).

Eclosão
O incidente em Sarajevo: oestopim da guerra. Em 28 de junho de 1914, o herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado num atentado promovido pela organização secreta Mão Negra, levando o Império Austro-Húngaro a declarar guerra à Sérvia. Era o início da Primeira Guerra. 

Em 28 de junho de 1914, foi morto o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, em Sarajevo, capitalbósnia, por um inquérito foi aberto pelas autoridades austríacas para encontrar os responsáveis pelo atentado. Descobriu-se que o assassinato havia sido preparado por militantes de uma sociedade secreta chamada “União ou Morte” (ou Mão Negra), que pretendia impedir a realização do projeto austríaco de formar uma monarquia tríplice (austro-húgara-eslava).
Em represália, o Império Austro-Húngaro exigiu daSérvia a eliminação de todas as organizações nacionalistas locais, além de uma série de outras medidas. A Sérvia não aceitou o ultimato austríaco. Um mês depois, a Áustria declarou guerra à Sérvia. Imediatamente, a Rússia se colocou a favor da Sérvia. Os alemães apoiaram a Áustria e declararam guerra à Rússia e à França no começo de agosto. 
A Inglaterra se manteve inicialmente neutra. Porém,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeira guerra mundial
  • Primeira e segunda guerra mundial
  • Primeira guerra mundial
  • Primeira guerra mundial
  • inglaterra depois da primeira guerra mundial
  • A Primeira Guerra Mundial
  • Primeira Guerra Mundial
  • Primeira guerra mundial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!