primeira guerra mundial

Páginas: 6 (1368 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2014
Nos primeiros dias de agosto de 1914 já estavam mobilizados os exércitos da Áustria-Hungria e da Rússia. A Alemanha seria a próxima potência a mover as suas peças no tabuleiro geopolítico mundial.
A França entraria em ação após um ataque alemão às suas tropas na Bélgica, dois dias antes do Reino Unido anunciar a entrada na guerra.
Veja nesta linha do tempo especial da BBC Brasil os fatoshistóricos que desatariam um conflito cujas consequências se arrastariam por muitas décadas - possivelmente, mais do que qualquer um à época poderia prever.

Morte em Sarajevo
Europa em crise
Conflito no Leste
Transmissor Togo destruído
Avanço alemão paralisado
Sérvios sob ataque
Soldados indianos chegam
Japão ataca Qingdao
Desastre em Tanga
Navios alemães afundam
Derrota turca do invernoO arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono imperial, é assassinado
28 de junho de 1914

O assassinato em Sarajevo do herdeiro do trono austríaco, o arquiduque Francisco Ferdinando, e de sua mulher, Sophie, pelo nacionalista sérvio Gavrilo Princip desencadeia uma série de eventos que levam à guerra em apenas seis semanas. Dias depois o Império Austro-Húngaro, com o apoio da Alemanha,dá um ultimato à Sérvia e, em seguida, declara guerra, o que provoca um conflito muito maior que dura quatro anos.

O arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sophie, antes do assassinato
A semana que antecede a guerra
1 a 12 de agosto de 1914

Nas primeiras duas semanas de agosto, as potências europeias mergulham o mundo no conflito. No dia 1º de agosto, a Alemanha declara guerra àRússia e, dois dias depois, hostiliza a França. Com a estratégia de fazer uma ofensiva rápida, a Alemanha lança o 'Plano Schlieffen' e invade a Bélgica, um país neutro. A Grã-Bretanha honra sua promessa de proteger a Bélgica e declara guerra contra a Alemanha em 4 de agosto. Dois dias depois, o Império Austro-Húngaro declara guerra à Rússia, e a Sérvia declara guerra à Alemanha. Enquanto os soldadosbritânicos chegam à França, Montenegro declara guerra à Alemanha, e a Grã-Bretanha e a França vão à guerra contra os austro-húngaros.


Exército russo em Tannenburg
20 de agosto de 1914

O Primeiro Exército Russo vai ao leste da Prússia e ataca posições alemãs em Gumbinnen, com o Segundo Exército invadindo mais ao sul, para cercar os alemães. Mas, com difíceis condições de batalha, os russosnão aproveitam as vitórias anteriores, permitindo que as forças alemãs se reagrupem sob o comando do Conde Paul von Hindenburg e Erich Ludendorff. O Oitavo Exército Russo vai para o sul para encontrar o Segundo Exército russo em ações que ficaram conhecidas como a Batalha de Tannenburg, na qual 125 mil soldados russos foram capturados.

Soldados russos capturados depois da Batalha de Tannenburg
AGuerra se espalha nas colônias
25 de agosto de 1914

Enquanto a guerra se estabelece na Europa, o conflito se espalha nas colônias europeias na África. O Togo é o local onde a Alemanha tem o principal transmissor sem fios para outros países, baseado na capital, Kamina. O Regimento da Costa de Ouro lidera o ataque, mas os alemães destroem o transmissor antes da rendição. A vitória na colôniaalemã de Camarões foi mais difícil e os soldados britânicos foram repelidos várias vezes. A capital da colônia, Douala, cai diante das forças senegalesas francesas no dia 27 de setembro.

A estação de transmissão alemã destruída em Kamina
Massacre em Marne
5 a 12 de setembro de 1914

O Exército francês, sob o comando de Joseph Joffre, ataca a Alsácia-Lorena, antigo território francês anexadopela Alemanha em 1971. Após sucessos iniciais, os franceses são empurrados de volta pelos alemães. As forças alemãs avançam rapidamente pela Bélgica e norte da França e, logo, Paris está a seu alcance. No dia 5 de setembro, os franceses redirecionam suas forças para um contra-ataque. A Batalha de Marne dura vários dias, interrompe o avanço alemão e se transforma em uma vitória famosa para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeira guerra mundial
  • Primeira e segunda guerra mundial
  • Primeira guerra mundial
  • Primeira guerra mundial
  • inglaterra depois da primeira guerra mundial
  • A Primeira Guerra Mundial
  • Primeira Guerra Mundial
  • Primeira guerra mundial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!