PRIMEIRA ENTREVISTA

Páginas: 8 (1949 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo abordar métodos que Hector Juan Fiorini referentes à primeira entrevista e, as intervenções verbais que o paciente apresenta no decorrer da entrevista. Onde este primeiro momento seja esclarecedor e que tenha uma ordem e que não realize este momento apenas com objetivo de diagnosticar o indivíduo, mas sim realizar intervenções adequadas durante esteprimeiro contato.
De acordo com o autor este primeiro contato com o paciente é muito importante, por isso deve ser bem estruturado, o que muitas vezes não acontece na prática sendo que, com frequencia essa entrevista parece confundida com o esquema tradicional de história clinica ou com estilo da primeira entrevista psicanalítica.



















A PRIMEIRA ENTREVISTA
Éimportante em um primeiro momento destacar com maior evidência o papel que desempenha o primeiro contato entre terapeuta e paciente, onde vai depender desta primeira entrevista para dar continuidade ou abandono do tratamento.
O texto apresenta algumas fases sucessivas e varias tarefas que a entrevista deve cumprir para ser eficaz:
1. Diagnostico aproximativo inicial a partir dos dados fornecidospelo paciente.
2. Esclarecimento inicial do terapeuta acerca da problemática formulada e da orientação terapêutica que decorre do diagnostico dessa problemática.
3. Elaboração conjunta desse panorama por meio de reajustes progressivos.
4. Obtenção de acordos gerais sobre o sentido e os objetivos que se atribuiriam à relação terapêutica que se proponha instalar entre os dois.
5. Acordosespecíficos sobre as condições de funcionamento dessa relação, onde seria o contrato.
6. Antecipações mínimas sobre o modo de conduzir a interação na tarefa.
Estas fases não pode ser rígida, unidirecional,onde cada um desses pontos leva a reajustar os anteriores, dando-lhes, maior precisão. Lembrando que não existe um tempo certo para realização dessas tarefas, podendo variar segundo a experiência doterapeuta, grau de formação, tipo de paciente. O mais importante è o processo que deve instalar-se entre os dois. Através dessas etapas, os objetivos a atingir antes de pôr e andamento o tratamento.

Diagnostico. A informação que o paciente fornece
A função de uma primeira entrevista a estabelecer o diagnostico do paciente em três planos onde são fundamentais:
a) Clinico e psicodinâmico: a buscainicial voltada para uma primeira síntese diagnóstica podendo localizar se na coleta seletiva de dados referentes a: sintomas principais, grupo familiar do paciente, relação sucesso-fracasso e aspectos interacionas.
b) O diagnostico da motivação e das aptidões do paciente para a psicoterapia: abram-se comumente a diversos aspectos do comportamento do paciente, suas expectativas de cura, suadisposição para aceitar a psicoterapia.
c) O diagnostico das condições de vida do paciente: referindo-se, às condições que se vinculam diretamente à possibilidade de que o paciente inicie e possa manter com regularidade um tratamento que costuma exigir esforços maiores do que os tratamentos tradicionais na prática médica.

Para o terapeuta é essencial no primeiro contato conhecer dados da doença,saber o que o paciente pensa de seus transtornos e quais são suas expectativas no que se refere ao tratamento, também é essencial para o paciente saber o que o terapeuta pensa de todos estes pontos.
A tarefa da primeira entrevista encontra numa primeira fase, na informação que o paciente fornece, orientado pelo terapeuta. No segundo momento, a tarefa passa pela informação que o terapeuta possafornecer, por sua capacidade de respostas às perguntas do paciente. Nessa fase da entrevista, cabe ao terapeuta oferecer ao paciente uma imagem global, porém a mais precisa possível, sobre o diagnostico e sobre o prognostico onde refere-se na formulação interpretativa de um conflito nuclear, unificador dos problemas relatados pelo paciente.
Para Fiorini (2004,p.165 e p.167) A retificação permite...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entrevista Concurso primeira colocada
  • DICAS PARA A PRIMEIRA ENTREVISTA COM O CLIENTE
  • ACOLHIMENTO TERAPÊUTICO: A PRIMEIRA ENTREVISTA.
  • Primeira Entrevista em Psicoterapia
  • A primeira entrevista familiar: teoria e prática
  • RESUMO: A PRIMEIRA ENTREVISTA EM PSICOTERAPIA, DE MÁRCIA ESTARQUE PINHEIRO
  • entrevista
  • Entrevista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!