primavera dos povos

Páginas: 4 (832 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
A Primavera dos Povos, como é conhecida, foi motivada por uma crise econômica que fez aumentar o desemprego
e o custo de vida, e envolveu a França, o Império Austríaco
e os Estados alemães, alémde outras regiões da Europa.
A Primavera dos Povos teve importância histórica significativa, pois possibilitou a derrubada dos últimos resquícios do absolutismo e da tradição aristocrática
naEuropa, consolidando as conquistas burguesas.
UNIFICAÇÃO ITALIANA

Desde a onda revolucionária de 1848 e 1849, contra a dominação austríaca, começam as tentativas de unificação do reino da Itália.Durante esse período os revolucionários proclamam pelo menos três repúblicas, a de São Marcos, a Toscana e a Romana, mas os exércitos austríacos derrotam os liberais e tropas francesas ocupam Roma.Política de Cavour – Em 1852 Camilo Benson, conde de Cavour, assume a presidência do Conselho do Piemonte e começa a pôr em prática um programa para a unificação da Itália. Sua estratégia é mobilizar apopulação em torno de um único nome, o de Vittorio Emmanuel, e fazer uma aliança com o imperador francês Napoleão III para poder enfrentar as forças austríacas.

Sociedade Nacional – Em 1857, GiuseppeGaribaldi e Pallavicino, com o apoio de Cavour, fundam a Sociedade Nacional para fomentar a unidade e conquistar a independência. Fracassam as tentativas de Cavour de conseguir o apoio estrangeiro.Ganham corpo as insurreições patrióticas e as tropas de camisas vermelhas organizadas por Garibaldi. A partir de 1860 Garibaldi passa à ofensiva, liberta a Sicília e a Calábria, derrota as tropas dopapado e dos Bourbon e estabelece as condições para a instalação de um Estado unificado na Itália . O Estado é unificado por Vittorio Emmanuel, rei da Sardenha, entre 1861 e 1870. Proclamado rei daItália, Vittorio Emmanuel enfrenta resistência austríaca em devolver Veneza e a recusa do Estado pontifício em entregar Roma para ser capital do reino.

UNIFICAÇÃO ALEMÃ

A divisão da Alemanha em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Primavera dos Povos
  • Primavera dos Povos
  • primavera dos povos
  • Primavera dos Povos
  • A primavera dos povos
  • primavera dos povos
  • A primavera dos povos
  • Primavera dos povos árabes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!